Moodle: Ferramentas como facilitadores do processo de aprendizagem

Um dos grandes desafios do professor na atual educação mediada por tecnologia, seja no ensino a distância ou presencial, é ele compreender que deve estimular a autoconfiança e a autoria, encorajando os alunos a expor suas ideias (MILL, 2006).  O professor não pode apenas informar ou orientar, mas também possibilitar a motivação para a aprendizagem e estar aberto as críticas, facilitando o seu próprio desenvolvimento profissional (BELLONI, 2001).

O ambiente virtual de aprendizagem Moodle possui várias ferramentas para facilitar a intermediação entre aluno e o professor no processo de aprendizagem, seja na modalidade EaD, seja na presencial. É importante que o professor conheça as ferramentas disponíveis e suas potencialidades, alinhando-as com seus objetivos pedagógicos educacionais.

Abaixo, foram listados algumas ferramentas do Moodle para que você possa conhecê-las um pouco mais:

Fórum

Questionário

Tarefa

Wiki

Referências:

MILL, D. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. 2006. 322f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), Belo Horizonte, 2006.

Belloni, M.L. Educação a Distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 2001