Atividade de Questionário no Moodle

Entenda a atividade questionário

Aprenda a usar uma atividade de questionário

Aprenda a criar uma atividade de questionário

Aprenda a avaliar uma atividade de questionário

Entenda a atividade Questionário

O módulo de Questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e/ou mostrar as respostas corretas.

Este é o símbolo que o identifica na plataforma:

icone_questionario

Trata-se de um recurso muito utilizado na realização das provas online da disciplina. Conhecê-lo a fundo é importantíssimo, então clique nos links abaixo e entenda melhor o potencial dessa ferramenta.

Diversificação no tipo de questões

Os diferentes tipos de questões do recurso Questionário permitem ao professor explorar de várias formas o conhecimento do aluno. É muito importante que a equipe responsável pelo planejamento tenha conhecimento de todos os tipos de questões e possa, a partir do conteúdo, escolher o padrão mais compatível e adequado para a aprendizagem.

Uma avaliação composta apenas de perguntas de múltipla escolha pode ser cansativa para o aluno e estará sujeita a respostas pela via da eliminação, o que pode não ser adequado para o que se pretende avaliar.

Diante disso, tente explorar o conteúdo de forma diversificada, possibilitando uma maior dinamização do recurso e um melhor aproveitamento e avaliação da aprendizagem.

Diversificação no nível de dificuldade das questões

Durante o planejamento de uma prova é importante que haja diversidade quanto à dificuldade das questões, por exemplo, questões de nível fácil, médio e difícil. Na composição do banco de questões, o professor pode identificar os níveis/pesos delas e solicitar o sorteio entre esse grupos.

Por exemplo, o professor poderá planejar 4 questões de nível de dificuldade alto, 6 de nível médio e 10 de nível fácil, e definir que na hora da realização da prova serão sorteadas duas de nível alto, 3 de nível médio e 4 de nível fácil. Assim, o professor conseguirá dinamizar a prova, balizando o nível de dificuldade.

Feedback das questões

Este é outro recurso importante do Questionário. A possibilidade de planejar o feedback das respostas corretas e incorretas permite que o aluno tenha uma devolutiva rápida do seu desempenho. Para que o feedback seja bem aproveitado, é necessário que as informações dele sejam realmente esclarecedoras do porquê do erro do aluno. Feedbacks somente dizendo: Infelizmente você errou” ou “Errado, leia a página 67 do material”, ou algo nesse sentido, não norteiam o aluno quanto à dificuldade que ele teve.

É importante que a orientação de feedback mostre o porquê do erro, se houve alguma “pegadinha”, explique qual foi e oriente qual seria a resposta certa e o porquê. Com essas orientações, o aluno tem a possibilidade de compreender o erro e reduzir a demanda do tutor, que poderá dar mais atenção aos alunos que realmente apresentarem maior dificuldade ou não entendimento dos feedbacks.

Mesmo nas respostas certas, é recomendado que seja explicado o porquê daquela resposta. Sempre existe a possibilidade de o aluno marcar aleatoriamente uma opção, ou não ter certeza dela, então, essa orientação vai auxiliá-lo a compreender.

Sorteio automático das questões

Com a composição de um banco de questões e a organização do nível de dificuldade delas em categorias, o recurso de Questionário permite que seja programado um sorteio automático das questões de acordo com o planejamento. Isso garante diversidade de provas aplicadas para a mesma turma e reduz a “cola” entre alunos.

Mas para que esse sorteio aconteça, é necessário que haja o planejamento de pelo menos 3 vezes mais a quantidade de questões a serem aplicadas na prova pois, se a proporção for pequena, o AVA – Moodle pode sortear a mesma questão duas vezes, duplicando atividades na prova. Então, se o professor planeja que a prova tenha 10 questões, sendo 2 de nível de dificuldade alto, 3 de nível médio e 5 de nível baixo, ele terá que planejar pelo menos 6 de nível alto, 9 de nível médio e 15 de nível baixo, totalizando 30 questões, que garantirão um sorteio diversificado.

O sorteio poderá ocorrer com todos os tipos de questões, seja as de correção automática ou não.

Aprenda a usar uma atividade de Questionário

Veja no tutorial abaixo como realizar uma atividades de Questionário:

Aprenda a criar uma atividade de questionário

Criar uma atividade de Questionário é um processo mais complexo e exige compreender a lógica de pensamento. Diante disso, existe uma ordem que consideramos mais fácil para aprender esta etapa, são elas:

1. Organizando o local da prova: banco de questões e categorias
  2. Criando as questões do recurso de questionário no AVA – Moodle
  3. Criando e configurando o recurso de questionário

Aprenda a avaliar uma atividade de Questionário

Por fim, avaliar um recurso de Questionário não esconde tantos mistérios assim. No vídeo a seguir explicamos como realizar:

Fonte: Plataforma Moodle