Atividade Fórum no Moodle

Entenda a atividade de Fórum

Aprenda a usar uma atividade fórum

Aprenda a criar uma atividade fórum

Aprenda a avaliar uma atividade fórum

Entenda a atividade de Fórum

O módulo de atividade Fórum permite que participantes realizem discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

Abaixo está o símbolo que o identifica na plataforma:

icone_Forum

Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como o

Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns; em caso de imagens, elas serão exibidas no post.

Os participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts dele. Cabe ao professor definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. Se necessário, é possível estabelecer um número máximo de postagens num determinado período de tempo; isto pode prevenir que alguns membros dominem as discussões.

Os posts dos fóruns podem ser avaliados pelo professor ou pelos estudantes (avaliação por pares). Essas avaliações podem ser agregadas para formar uma única nota final a ser gravada no livro de notas.

O Fórum tem muitas utilidades:

Conheça um pouco mais as potencialidades de uso da atividade de Fórum no Moodle.

Aprenda a usar uma atividade Fórum

O primeiro passo, agora que você já conhece o recurso de fórum e suas potencialidades, é aprender a usar o recurso de Fórum. Assista ao tutorial disponibilizado abaixo e entenda como é simples:

Aprenda a criar uma atividade Fórum

O segundo passo, agora que você já conhece o recurso Fórum, é aprender a criar uma atividade de fórum no Moodle. Para isso, assista ao tutorial disponibilizado abaixo e entenda como é simples:

Aprenda a avaliar uma atividade Fórum

A forma mais comum que o professor/tutor possui para avaliar a resposta ou tópico postado pelo participante do fórum consiste em selecionar o valor que será atribuído à participação, correspondente na lista “Avaliar…”. O valor disponível na lista dependerá da nota máxima atribuída à atividade pelo Professor, no momento da criação do fórum, podendo variar de 1 a 100.

Cada tópico do aluno poderá ser avaliado e a sua nota final no fórum será calculada pelo Moodle, de acordo com a configuração. As formas de cálculo da nota são:

Média das avaliações – A média das notas;

Contagem das avaliações – O número de itens avaliados gera a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade;

Avaliação máxima – A melhor avaliação se torna a nota final;

Avaliação mínima – A menor nota atribuída se torna a nota final;

Soma das avaliações – Todas as notas juntas. Observe que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade.

Você deverá saber como o professor da disciplina configurou o recurso para saber como avaliar o aluno, ok? Então, caso o professor não passe essa orientação, pergunte a ele. No tutorial em vídeo disponibilizado abaixo, você aprenderá como avaliar uma postagem de fórum.

Você pôde perceber que avaliar uma postagem no fórum é muito simples, o que pode exigir uma maior atenção sua é administrar as várias mensagens que o mesmo aluno pode postar.

Um conhecimento que pode te auxiliar nesta busca é visualizar somente as postagens que o aluno fez nos recursos de fóruns da sala, com isso, sua busca fica mais objetiva e organizada por fóruns.  Na sequência de imagens a seguir, vamos mostrar como você pode fazer isso, ok?

1. Encontrar o aluno na sala virtual: no bloco de Navegação clique em Participantes. Neste recurso você visualizará todos os alunos do seu curso.

avaliar_forum_1

2. Entrar no perfil do aluno: buscar o nome do participantes no filtro de letras iniciais e depois clicar sobre o nome do aluno.avaliar_forum_2

3. Visualizar todas as mensagens postadas por ele no fórum: clique na opção Mensagens do fórum.

avaliar_forum_3

4. Visualizar as mensagens: Todas as postagens do aluno são mostradas e organizadas por fórum. Ao final de cada postagem, vc poderá clicar em Veja esta mensagem no seu contexto. Usar esta opção pode ser interessante para entender o contexto da postagem do aluno. Por fim, você poderá avaliar a postagem dele.avaliar_fórum_4

Fonte: Plataforma Moodle