Fórum: conheça suas pontencialidades

Um elemento essencial na educação a distância é a discussão dos assuntos aprendidos. Isso permite que o conhecimento adquirido seja consolidado, além de fazer com que os alunos não se sintam sozinhos.

Os fóruns permitem a comunicação entre professores e alunos a qualquer momento, contanto que haja um computador com acesso à internet. Nele as pessoas não precisam estar simultaneamente conectadas para se comunicarem. As conversas ficam registradas, permitindo que os participantes retomem a conversação, lendo a página em momentos diferentes. Por isso, o fórum é considerado uma ferramenta de comunicação assíncrona.

Segunda Silva (2001), para promover aulas virtuais interativas utilizando fóruns o professor precisa desenvolver pelo menos cinco habilidades básicas:

  1. Propor métodos de interação para que o estudante participe do diálogo com respostas dissertativas, demonstrando o seu conhecimento e não apenas participando com respostas curtas (“sim”, “não”).
  2. Permitir que o aluno fale e seja ouvido, valorizando a ação conjunta de professor e estudante na construção do saber.
  3. Possibilitar ao estudante a realização de conexões múltiplas do conhecimento adquirido com os conhecimentos prévios e o mundo que o cerca.
  4. Favorecer a cooperação entre os estudantes, valorizando a comunicação e a aquisição do conhecimento, que pode se construir de maneira mais efetiva pela troca de conhecimentos.
  5. Promover a expressão e o confronto de idéias, permitindo aos estudantes perceber que são necessárias diferenças e tolerâncias para a construção da democracia.

Sendo o fórum um recurso de interação, com construção colaborativa e compartilhada de ideias, é importante que, ao planejar suas atividades, o professor tenha em mente o objetivo do conteúdo a ser estudado e quais características são importante que o aluno desenvolva para compreender o conteúdo.

Além disso, se o curso tiver a atuação do tutor como mediador é importante o professor orientá-lo quanto ao objetivo da atividade e como deseja que seja a sua atuação dentro do planejamento proposto.

Referência:

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande, set. 2001.