Mídias para EaD

Educadores à distância precisam conhecer as características de cada mídia para serem capazes de remediá-las caso apresentem algum problema, e também serão capazes de identificar quais são as melhores mídias para se obter eficácia em uma determinada disciplina.

A seguir você conhecerá um pouco sobre cada mídia, alguns exemplos e verá como você mesmo posso desenvolver sua mídia.

Se preferir, você poderá assistir também uma videoaula sobre Mídias para EaD (Duração de 11 min).

Animação

A animação é um ótimo recurso para chamar a atenção do aluno. Um bom exemplo é utilizar a animação para reproduzir uma narrativa ou mostrar mudanças ao longo do tempo. As animações podem demonstrar imagens bidimensionais ou tridimensionais. A decisão sobre o uso da animação em um AVA deve ser bem pensada, pois o processo de produção é demorado e deve-se ter conhecimento sobre os recursos computacionais que o aluno dispõe.

Veja uns exemplos de animação:

1. 11 dicas para produção de materiais impressos EaD

2. Conheça o Cefor

Sabia que você pode construir sua própria animação? Leia o artigo sobre o Powtton.

Vídeo

A inserção de um vídeo no Ambiente Virtual de Aprendizagem gera um benefício: apresenta a personalidade dos participantes e reproduz sequências de imagens de maneira realista. Uma outra forma de usar o recurso de vídeos é para gravação de tutoriais. É recomendado utilizar vídeos com períodos curtos de duração, pois dependendo da velocidade de conexão da Internet do aluno, a exibição do vídeo ficará comprometida.

Se quiser conhecer alguns exemplos de vídeos e tutoriais, acesso o Canal do Cefor no Youtube.

Conheça algumas dicas para montagem de um bom roteiro de vídeo e os cuidados na hora da gravação.

Veja como você mesmo pode editar seus vídeos e gravar o seu tutorial.

Áudio

Animações e vídeos ficam mais ricas com a utilização do áudio. Mas esta mídia também pode ser utilizada separadamente. O emprego correto do áudio pode enriquecer o conteúdo apresentado e sua utilização permite que o aluno tenha um olhar mais crítico a respeito do som produzido e memorize o conteúdo divulgado com mais facilidade.

O áudio pode ser usado também para passar alguma instrução ou realizar um feedback, além de poder existir atividades onde o próprio aluno use o áudio para enviar a tarefa.

Ilustrações

As ilustrações e fotografias desempenham papel importante no aprendizado. Elas podem ser estáticas ou dinâmicas. As imagens estáticas são a ilustração, fotografia, infográfico e modelagem; e as imagens dinâmicas são o vídeo, a animação e a realidade virtual.

Veja alguns exemplos de ilustrações:

  1. Metodologia de EaD

Veja como você mesmo poder construir suas ilustrações.