Medium: uma rede de textos colaborativa

O Medium é uma plataforma de criação de conteúdo em texto e imagem, em que os usuários podem interagir de diversas maneiras. Além do conteúdo de alto nível que a plataforma já apresenta, a ferramenta pode ser utilizada também para fins educativos, como no cenário a ser descrito na Sugestão de Uso.

O que o Medium permite fazer

O Medium tem seu foco em textos escritos. Mesmo assim, é comum que um bom texto venha acompanhado de boas imagens e isto é bastante valorizado pelos responsáveis pela plataforma.

Quando um texto é inserido no Medium, outras pessoas podem:

  1. Recomendar o texto, semelhante a um “Curtir”
  2. Marcar passagens interessantes no texto (highlight)
  3. Responder a um texto com outro texto, o que faz os dois ficarem conectados em uma “rede de textos”.
  4. Compartilhar partes específicas do texto

Um aspecto bastante interessante do Medium é que todo comentário realizado em um texto é, na verdade, um novo texto. Isto significa que o próprio ecossistema evita comentários pouco expressivos do tipo “Legal.” ou “Gostei muito. Parabéns.”. Como cada comentário fica exposto como um novo texto, é mais comum que quem comenta elabore um pouco mais sua resposta.

Sugestão de uso

Neste ponto, relacionamos uma sugestão de uso em sala de aula, para que professores possam elaborar estratégias de incentivo, acompanhamento, avaliação e utilização desta ferramenta de autoria.

Título

Rede de textos para análise de obras de arte.

Iniciador

Professor/Tutor

Descrição

A partir de uma lista de fotos de obras de arte oferecida pelo professor/tutor, com breve descrição, cada aluno escolhe uma das obras, marcando a parte do texto que a representa. A partir daí, o aluno desenvolve uma análise da obra escolhida que é, em si, também um texto sobre a obra.

E, assim, os textos se desdobram, com possibilidade de utilização de diversas mídias, destaques de passagens importantes, tanto por parte de alunos quanto do professor.

Abaixo temos uma imagem esquemática de como poderia se dar este processo de “desdobramento” dos textos sobre o assunto abordado.

Ilustração sobre fluxo de textos no Medium

Possível fluxo de textos no Medium para análise das obras de arte

Materiais interessantes

  1. Guia definitivo do Medium: um guia com muitas dicas, elaborado pela própria equipe da ferramenta.
  2. Guia de Publicações: como enviar e solicitar textos de um mesmo assunto ou criar uma publicação de um assunto que não existe. Uma publicação é semelhante a uma revista.