PowToon – Crie uma animação de forma fácil

PowToon é uma ferramenta online para o desenvolvimento de apresentações animadas. Como ele você mesmo pode criar suas apresentações com animações e efeitos que motivam a criatividade. A interface drag and drop é intuitiva e amigável e disponibiliza diversos gráficos, personagens, imagens, áudios e efeitos. É uma ótima opção para torna aquele conteúdo mais dinâmico e atrativo para os seus alunos.

Primeiros passos (do cadastro a edição)

A) Acesse www.powtoon.com e faça o seu cadastro. Para isso, clique “Sign up for Free”(Cadastro gratuito) ou “Start Now”(Comece agora) e preencha as suas informações. Você também pode se cadastrar utilizando sua conta do Facebook, Google ou LinkedIn.
B) Na página My Powtoons(Meus Powtoons), clique em “Create a New Project”(Criar um novo projeto).
C) Em Choose your Look (Escolha seu look) selecione o estilo visual que você vai querer para sua apresentação/animação.
D) Em Build your Story (Construa sua história) a ferramenta oferece diversas estruturas de projeto e cada um com diversos templates. Apesar dessa opção ser muito prática, os templates oferecidos pela ferramenta são em sua maioria pago. Então, pule essa parte e clique em “Continue”(Continuar).
E) Agora, você está na área de edição da sua apresentação/animação. Veja a figura abaixo para conhecer cada área: Interface de edição do Powtoon(1) Painel de organização dos slides: exibe todos os slides em seu projeto de abertura. Você pode adicionar ou remover slides, bem como alterar a ordem do slide e inserir transições. Há a opção entre Movie ou Slide.
(2) Palco: onde você irá adicionar conteúdo e editá-lo.
(3) Cabeçalho: você pode alterar o titulo, salvar, exportar e ver um prévia da sua animação.
(4) Barra de ferramentas: onde está toda a biblioteca de elementos gráficos do Powtoon.
(5) Player: executa a animação do slide em que você está no momento.
(6) Linha do tempo: onde você pode controlar a entrada e saída dos elementos, além do tempo em que fica na tela.

Introdução ao PowToon

Objetos não disponíveis na versão gratuita aparecem com um cadeado, como na figura a seguir.
Powtoon premium
Nesse caso, você tem a opção de excluir o objeto ou, caso queira utilizá-lo, contratar o plano premium.
A versão gratuita não permite vídeos com duração superior a 5 minutos e nem fazer download, mas permite disponibilizá-lo no Youtube. Assim, a apresentação resultante poderá ser compartilhadas com seus alunos, em sua sala virtual e até nas redes sociais.