Canva – Crie suas próprias ilustrações e infográficos

 

As imagens são muito usadas para trabalhar conceitos ou assuntos dentro de um contexto educacional. A informação, expressa em forma visual, pode facilitar o entendimento do conteúdos complexos e possibilitar ao aluno uma análise mais completa sobre assunto abordado.

Produzir imagens costuma ser um desafio aos professores, seja por não saberem desenhar, seja por não saberem usar um software específico. Porém, o Canva possibilita que esta barreira seja quebrada. Ele é uma plataforma de design gráfico que qualquer pessoa pode usar.

O serviço possui uma interface drag and drop (arrastar e soltar) muito fácil de usar, oferece acesso a milhares de imagens, fontes e gráficos e objetiva o público que não domina nenhuma ferramenta de edição de imagens como Photoshop, por exemplo. Os elementos já estão prontos: o trabalho estará na busca deles para compor a sua imagem.

Basicamente as etapas são:

Na hora de salvar o arquivo você pode salvar em formato de imagem (*jpg e *png) ou em formato de PDF. Se você pretende usar o formato de imagem, recomendamos o formato *png, pois confere mais qualidade a imagem.

Essa ferramenta é ideal para os professores que desejam enriquecer seus materiais didáticos com infográficos, melhorar as suas apresentações ou até mesmo criar banners para divulgar no Facebook. Tudo feito de forma fácil e intuitiva utilizando qualquer computador conectado a internet. Assista abaixo um tutorial e saiba um pouco mais sobre com utilizar o Canva.

Explore o recurso e veja a infinidade de possibilidades que ele te permite. Apesar de alguns elementos serem pagos, existe uma diversidade de recursos livre.

[Transcrição do vídeo]

Vídeo: Como editar imagens com Canva

Se você já passou o perrengue de editar uma imagem… para você construir o seu material, seja uma capa de facebook ou ainda um e-book e se desesperou porque você não conseguiu fazer nada legal, nada que ficasse bonito e com a cara que você queria dar, então acompanha comigo que o vídeo de agora é especialmente pra você.

Aqui vou te mostrar como usar o site Canva.com. Observe aqui no comecinho, na altura da tela o endereço do site, é bem simples: www.canva.com. Você vai logar nesse site e ele vai te convidar fazer uma apresentação inicial de todas as funcionalidades, você pode assistir ou não, fica ao seu critério e você vai acabar numa página assim como essa.

Veja aqui já tem as dimensões corretas de um post no twitter, no facebook. Uma medida exata de um e-book, sugestões de gráfico e infográfico, tem um material vasto que você poderá explorar. O que eu quero mostrar é como fazer a capa de um e-book, essa opção que está a esquerda da tela. É só você clicar nela que vai cair nessa página. Aqui você tem a opção de escolher um layout.

No lado esquerdo, tem layouts que são gratuitos e tem layouts que são pagos ou ainda tem o misto dos dois, o layout é gratuito e a imagem é paga. Você pode aproveitar o layout e usar uma imagem sua. É o que vou fazer agora.

Vou escolher… eu já fiz essa capa de e-book, só estou te mostrando o que você pode fazer. Então essa região é toda editável e eu vou escolher uma imagem, que eu já baixe e vou trazer essa imagem pra gente poder trabalhar agora. Você só vai aumentar a imagem de acordo com a tela que você quer fazer. Centraliza e pronto. Ela já foi colocada na posição que eu quero. É só você clicar duas vezes na capa do seu e-book que vai aparecer aqui embaixo, uma barrinha, que você pode escolher as cores, diversos tipos, e aqui tem a graduação, você pode deixar mais claro ou mais escuro de acordo com a sua vontade. Lembra que se você for fizer uma série de e-books de um mesmo padrão de cores, anote esse número aqui, que é o código da sua cor para poder replicar essa cor depois.

Então vou escolher uma cor qualquer e vou escolher tanto o tipo de fonte, tem várias opções possíveis e você pode escolher o tamanho dessa fonte que você vai usar. E a cor que você quer usar dentro dessa imagem. Aqui eu posso inserir um texto qualquer. Estou falando de cosméticos: Como vender mais cosméticos em menos tempo.

Você pode escolher o tema que você for falar e o que você quiser fazer. Todas essas áreas são editadas. Você pode mudar de posição.

Lembra que na hora que estiver trabalhando com mudar de posição irá aparecer uma linha para te guiar, por exemplo, deixar alinhado. Como tem os dois lados, você sobe desce, aparece outra linha. Essas três linhas roxinhas que estão aparecendo… elas estão te dizendo como você alinha isso no seu texto. Então você pode modificar, mudar da forma que você quiser, alterar ou até mesmo, excluir essa imagem.

Só pra você saber, aqui são outras opções, se você quisesse colocar um outro texto… Supondo que eu não quero essa imagem, eu não gostei dela aqui, você clica nela, você apaga e insere um outro tipo de texto, que aparece no lado esquerdo. Supondo que este é o que você gosta mais. É só clicar nele, ele virá aqui para a sua tela, ajusta o tamanho dele, sobe, centraliza. Aqui em cima são as cores e você pode alterar tanto da borda quanto da cor interna, da forma que você quiser.

Clicando em mais opções você vai escolher as cores que você quiser.

Essa aqui se refere a cor de dentro e aqui são as cores da fonte, desculpa, cor da borda. Vai mexendo e você vai descobrindo para que serve, explorando você descobre.

Aqui também tem elementos que você pode usar, ícones, no caso, feriados, tempos de festas, estamos chegando no natal, há vários ícones e acrescentar na sua imagem. Não tem nada a ver com a minha imagem, mas enfim só pra você ver que existe essa possibilidade.

Você vai, por exemplo, criar uma campanha de natal: você gira, e pode modificar da forma que quiser.

Uma outra opção que você tem aqui é de fundo do seu e-book. Supondo que você não quisesse essa cor chapada, como escolhi aqui, você pode colocar qualquer outro fundo que ele vai substituir na sua imagem, automaticamente ele vai criar essa imagem pra você.

Terminando de criar o seu material você clica aqui em cima, no canto direito da sua tela, download e você vai pedir se quer uma imagem para web, se você quer uma imagem de alta qualidade, se você quer um pdf, ele vai te dar as opções. É só clicar lá ele vai começar automaticamente baixar no seu computador. Eu espero que essa dica tenha sido útil pra você, eu te desejo bons negócios e que isso te ajude a potencializar os seus negócios. Grande beijo pra você.