Designer Educacional: teoria, prática e muito mais!

O que é Design Educacional?

Design Educacional como teoria é um processo metodológico capaz de unir educação, comunicação, tecnologia e administração em um único campo do conhecimento. No contexto do Cefor – Ifes, o Designer Educacional (DE) é o profissional responsável pelo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de um curso, seja este presencial, on-line ou híbrido.

Fonte: Disciplina Metodologia em EaD. Prof.ª Drª Mariella Berger.

Como o Designer Educacional atua?

Na prática, o DE atua junto aos docentes de modo compartilhado e colaborativo, desde o planejamento da disciplina até a implementação de soluções tecnológicas educacionais em sala de aula. Como ferramenta, utiliza o Modelo ADDIE (2) mostrado na Figura e que compreende cinco fases: Análise, Projeto, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação.

Bem-vindo em todos os espaços do curso onde atua, o DE é uma peça-chave que dialoga com docentes, pedagogos, coordenador de curso e com a equipe multidisciplinar da Instituição, por exemplo: comunicação, tecnologias educacionais e tecnologias da informação. O DE também pode dialogar com alunos para fins de pesquisa e/ou de levantamento de dados.

Fonte: Adaptado de Intulogy (2012), Designer instrucional em foco (3)

O que o Designer Educacional faz na prática?

Na hora de elaborar uma disciplina, é importante associar o conhecimento e a expertise do docente às competências e habilidades do Designer Educacional (DE). Vamos a algumas dicas para colocar a mão na massa!

→ Na elaboração da disciplina

→ Na sala de aula virtual

↔ Quanto à responsabilidade, é importante destacar:

A construção da sala de aula virtual é de total responsabilidade do docente, pois o gestor deste espaço junto aos seus alunos. Uma vez construída a sala de aula virtual, é que o DE atuará efetivamente na sala de aula.

↔ Quanto à acessibilidade, recomenda-se:
⋅
Que o professor forneça, com antecedência, o conteúdo e/ou atividade selecionada para tradução em Libras, a fim de que os intérpretes do campus possam se familiarizar com o material da disciplina;
⋅
Que o vídeo em Libras contenha o material original da disciplina na íntegra, sem necessidade de adequações curriculares (texto, videoaula, podcast etc);
⋅
Que não se faça traduções com resumos de conteúdos;
⋅
Que os vídeos em Libras sejam embedados e disponibilizados visualmente logo abaixo do conteúdo ou da atividade original.

DICA 1 – Faça o curso MOOC “Moodle para Educadores”

DICA 2 – Participe do curso de Capacitação Continuada oferecido pelo Ifes – Cefor “Fundamentos do Design Educacional”. Para informações sobre oferta do curso e inscrições, visite constantemente o site do Cefor – Ifes.

DICA 3 – Leia o Artigo: +45 Ferramentas educacionais para você arrasar!

DICA 4 – Acesse o Workday “Direitos Autoral e a educação: o uso seguro dos materiais”, com profª Drª Roberta de Souza Almeida.

DICA 5 – Faça o curso MOOC “Acessibilidade e Inclusão”

1 – https://cefor.ifes.edu.br/
2 – O acrônimo ADDIE refere-se às palavras de língua inglesa: Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation.
Fontes:
PEIXOTO, Aurélia Hubner; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro; SILVA, Juliana Cristina. Designer instrucional em foco: instruções e reflexões sobre um novo campo de ensinar e de saber. Serra: Ifes, 2013.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EaD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.