Tipos de questões do recurso de questionário
O recurso de questionário possui uma diversidade de tipos de questões que podem ser exploradas na hora do planejamento, conforme a imagem abaixo. Esta diversidade precisa ser conhecida e compreendida pela equipe responsável pelo planejamento de recursos didáticos do curso, com objetivo de promover diversidade nas formas de aprendizagem e avaliação.
A imagem abaixo mostra a janela com os tipos de questões do AVA – Moodle.
Os tipos mais usados de questão estão listados abaixo com breves descrições, clique para conhecê-las.
- Associação
- Calculado
- Cálculo Simples
- Correspondência de resposta curta randômica
- Ensaio
- Múltipla Escolha
- Múltipla escolha calculada
- Numérico
- Resposta curta
- Resposta embutida (cloze)
- Verdadeiro/Falso
ASSOCIAÇÃO
As perguntas de Associação exigem que o aluno associe corretamente uma lista de nomes ou declarações (perguntas) com outra lista de nomes ou declarações (respostas).
A lista de pergunta pode conter textos, números, imagens, mídias e link. Já a lista de resposta permite somente texto e número.
Exemplos de questões:
CALCULADO
Questão calculada é uma equação matemática com campos para valores que serão aleatoriamente preenchidos a partir de um conjunto de dados. Quando um aluno inicia a questão, valores desse conjunto de dados são escolhidos para preencher os campos. Por exemplo, se pretende que os alunos exercitem calcular a área de um retângulo, pode-se criar uma questão que pergunta: “Qual é a área de um retângulo de comprimento {l} e largura {w}?”. A resposta correta é “{l}*{W}” (onde * denota a multiplicação). {l} e {W} são variáveis que terão seus valores alterados no enunciado da pergunta, a partir de um conjunto de dados pre-estabelecido, fazendo que para cada aluno ou a cada nova tentativa de realização do questionário, a questão tenha enunciado com valores diferentes, assim como o resultado final.
Em questões Calculado, pode-se usar os operadores: +, -, *, / e %.
É possível também utilizar algumas funções matemáticas no estilo PHP, dentre elas, existem:
- 24 funções de argumentos simples: abs, acos, acosh, asin, asinh, atan, atanh, ceil, cos, cosh, deg2rad, exp, expm1, floor, log, log10, log1p, rad2deg, round, sin, sinh, sprt, tan, tanh;
- duas funções de dois argumentos: atan2, pow;
- e as funções min e max que podem ter dois ou mais argumentos.
- É possível utilizar a função pi que não tem argumento mas não esqueça de usar os parêntesis – o uso correto é pi(). Similarmente a outra função, esta deve ter seu(s) argumento(s) dentro de parêntesis. Por exemplo, se deseja que os alunos calcule o seno de um ângulo e duas vezes o cosseno de outro ângulo, a expressão será sin({a}) + cos({b} * 2).
- Outras funções: cos(deg2rad({a} + 90)) etc.
Mais detalhes de como utilizar estas funções no estilo PHP podem ser encontrados na documentação do website PHP.
CÁLCULO SIMPLES
Versão mais simples da pergunta do tipo Calculada, ela também é criada usando variáveis que são substituídas por valores individuais quando o questionário é preenchido. A diferença desta questão para a Calculado é que na de Cálculo simples há apenas duas formas de penalidade e não permite a definição do intervalo de valores para cada variável.
Por exemplo, se pretende que os alunos exercitem calcular a área de um retângulo, pode-se criar uma questão que pergunta: “Qual é a área de um retângulo de comprimento {l} e largura {w}?”. A resposta correta é “{l}*{W}” (onde * denota a multiplicação). {l} e {W} são variáveis que terão seus valores alterados no enunciado da pergunta, fazendo que para cada aluno ou a cada nova tentativa de realização do questionário, a questão tenha enunciado com valores diferentes, assim como o resultado final.
Em questões Cálculo simples, pode-se usar os operadores: +, -, *, / e %.
É possível também utilizar algumas funções matemáticas no estilo PHP, dentre elas, existem:
- 24 funções de argumentos simples: abs, acos, acosh, asin, asinh, atan, atanh, ceil, cos, cosh, deg2rad, exp, expm1, floor, log, log10, log1p, rad2deg, round, sin, sinh, sprt, tan, tanh;
- duas funções de dois argumentos: atan2, pow;
- e as funções min e max que podem ter dois ou mais argumentos.
- É possível utilizar a função pi que não tem argumento mas não esqueça de usar os parênteses – o uso correto é pi(). Similarmente a outra função, esta deve ter seu(s) argumento(s) dentro de parêntesis. Por exemplo, se deseja que os alunos calculem o seno de um ângulo e duas vezes o cosseno de outro ângulo, a expressão será sin({a}) + cos({b} * 2).
- Outras funções: cos(deg2rad({a} + 90)) etc.
Mais detalhes de como utilizar estas funções no estilo PHP podem ser encontrados na documentação do website PHP.
CORRESPONDÊNCIA DE RESPOSTA CURTA RANDÔMICA
Este é um tipo interessante de questão. Da perspectiva do aluno, esta questão parece uma questão associativa . A diferença é que a lista de nomes ou afirmações (perguntas) para associação são definidas de forma randômica, a partir de questões do tipo Resposta curta localizada em qualquer categoria de questões do banco de questões. Ou seja, a partir de uma categoria onde está localizada várias questões do tipo resposta curta, você pode especificar que uma quantidade X de questões sejam sorteadas e apresentadas ao aluno, sendo eles transformadas em uma questão do tipo Associação.
Para criar esse tipo de questão é necessário que existam, no banco de questões, pelo menos duas questões do tipo Resposta curta.
A lista de pergunta pode conter textos, números, imagens, mídias e link. Já a lista de resposta permite somente texto e número.
ENSAIO OU DISSERTAÇÃO
Uma questão do tipo Dissertação é uma questão que o aluno escreve sua resposta, com um ou mais parágrafos, usando o editor html. As questões dissertativas não são automaticamente corrigidas pelo sistema. As correções dessas questões devem ser feitas manualmente.
A pergunta pode conter textos, números, fórmulas matemáticas, imagem e mídias . Já a resposta pode ser configurada de 5 formas diferentes, como apresentado na Figura abaixo e detalhada a seguir.
- Editor HTML – é disponibilizado a barra de formatação de texto para a resposta e a inserção de imagens.
- Editor HTML com file picker – é disponibilizado a barra de formatação de texto para a resposta, inserção de imagens e a inserção de mídias.
Texto simples – não é disponibilizado a barra de formatação de texto para a resposta. - Texto simples, fonte nomospace – não é disponibilizado a barra de formatação de texto para a resposta e a fonte é monoespaçada, ideal quando a resposta são códigos de programação.
- Nenhum texto “inline”– O aluno obrigatoriamente deve anexar um arquivo.
MÚLTIPLA ESCOLHA
É a tradicional questão em que o aluno deve escolher entre algumas alternativas a resposta certa. Existem dois tipos de questões de múltipla escolha – uma resposta e múltiplas respostas.
Tanto a pergunta quanto a resposta da pergunta podem conter textos, números, imagens, mídias e link.
MÚLTIPLA ESCOLHA CALCULADA
As perguntas de múltipla escolha calculada são como questões de múltipla escolha, cujos elementos de escolha podem incluir resultados da fórmula com valores numéricos que são selecionados aleatoriamente a partir de um conjunto quando o questionário é preenchido.
As perguntas de múltipla escolha calculada são como pergunta de múltipla escolha, a diferença é que em seus elementos de escolha (resposta) podem ser incluídos os resultados das fórmulas numéricas usando curinga entre chaves que são substituídos por valores individuais quando o questionário é preenchido. Por exemplo, se a pergunta: “Qual é a área de um retângulo de comprimento {l} e largura {w}?” tem escolha {= {l} * {w}}, onde * denota multiplicação.
NUMÉRICO
Na visão de aluno, a questão Numérica parece uma pergunta de resposta curta, mas usadas para resultados numéricos, possivelmente com unidades. Outra diferença é que as respostas numéricas têm permissão de ter uma margem de erro. Isso permite um intervalo fixo de respostas a ser avaliada como uma resposta. Por exemplo, se a resposta é 10, com uma margem de erro 2, então qualquer número entre 8 e 12 serão aceitos como corretos.
RESPOSTA CURTA
Questões do tipo resposta breve requerem que o aluno digite uma resposta para uma questão. A resposta pode ser uma palavra em uma frase curta. Podem haver várias respostas corretas, cada uma com uma avaliação diferente. É uma boa ideia escolher uma resposta curta para evitar erros não intencionais. Se a opção “case sensitive” for selecionada, então você pode ter resultados diferentes para “Palavra” ou “palavra “.
A sugestão é pensar em perguntas cuja as respostas sejam números ou uma a duas palavras para minimizar erros de correção.
A lista de pergunta pode conter textos, números, imagens, mídias e link. Já a lista de resposta permite somente texto e número.
RESPOSTA EMBUTIDA (CLOZE)
Pergunta deste tipo são muito flexíveis e consiste de uma passagem de texto (feito no editor html do Moodle) com questões embutidas. Essas questões podem ser do tipo Múltipla escolha, Resposta breves e questões numéricas. É um tipo de questão muito interessante mas a maior dificuldade está na sua montagem, pois ela não possui uma interface gráfica de criação, sendo necessário usar o editor para formatar a questão ou importá-la de arquivos externos.
Veja abaixo um exemplo de uma questão, usando primeiramente a questão do tipo escolha, depois de texto curto e por último a questão numérica.
Esta questão consiste de um certo texto com uma questão embutida aqui {1:MULTICHOICE:Resposta incorreta#Tente novamente. ~Outra resposta incorreta.#Tente novamente. ~=Resposta Certa.#Parabéns! ~%50%Resposta que vale 50%#Você obteve 50% da questão} e logo depois uma questão do tipo resposta curta. {1:SHORTANSWER:Resposta incorreta.#Tente novamente. ~=Resposta certa.#Parabéns! ~%50%Resposta que vale 50% da questão. #Você obteve 50% da nota.} e, finalmente, uma resposta do tipo numérica em ponto flutuante {2:NUMERICAL:=23.8:0.1#Parabéns! 23.8~%50%23.8:2# Feedback para uma resposta próxima à resposta correta.}.
Exemplo de questão Resposta Embutida (cloze)
VERDADEIRO/FALSO
Uma pergunta simples de múltipla escolha mas com apenas duas opções “Verdadeiro” e “Falso”. A lista de pergunta pode conter textos, números, imagens, mídias e link.