Prova on-line: Entenda o que é

A prova é um instrumento muito importante de avaliação. Ela é chamada de on-line pois o aluno a realizá usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle). O recurso do AVA utilizado para realização da prova é o Questionário.
Planejar uma prova online requer alguns conhecimentos importantes que serão apresentados a seguir. Clique neles para conhecê-los!

Como o aluno realiza a prova

O aluno realiza a prova online no polo de apoio presencial que ele está matriculado em dia e horário definido pelo curso. A diferença para um prova tradicional é que o aluno faz a prova diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle), usando o recurso de questionário. Ou seja, ele usa um computador e precisa estar logado no AVA para ter acesso a mesma.

Vantagens deste método

Facilidade de acesso às provas pelos tutores:

Como ela é feita no AVA – Moodle, o tutor tem acesso às provas, de todos os alunos, de forma imediata e a qualquer momento, bastando ter acesso a internet.

Facilidade de correção das provas pelos tutores :

A correção ocorre diretamente no AVA. Entretanto, algumas questões do recurso de questionário possibilitam correções automáticas, por exemplo: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, associação, entre outros. Então, cabe ao tutor fazer a correção apenas das questões discursivas, reduzindo o tempo de correção.

Aluno tem acesso imediato às correções da prova online:

Finalizada a correção das provas, o aluno já tem acesso a sua nota com todos os feedback de acertos e erros. Os feedbacks das questões corrigidas automaticamente pelo AVA são previamente planejados pelo professor e disponibilizados aos alunos de acordo com a sua resposta, cabendo ao tutor fazer o feedback apenas das questões discursivas.

Toda a equipe do curso têm acesso a prova online:

A prova online é disponibilizada na sala virtual da disciplina no AVA – Moodle. Com isso, permite que a equipe do curso, que tem permissão de acesso a sala virtual, como: coordenador do curso, coordenador de tutoria, pedagogo, designer educacional e professor, tenham acesso a prova online a qualquer momento. Isso agiliza a resolução de problemas antes, durante ou posterior a aplicação da prova online.

Sorteio de questões aleatórias para cada aluno:

O recurso de questionário do AVA – Moodle permite que seja realizado um sorteio e o embaralhamento de questões e respostas de forma diferenciada para cada aluno. Isso dificulta a cola na hora da aplicação, pois a prova estará organizada e com as respostas em ordens diferentes de um aluno para o outro. Além disso, dificulta a passagem de informações sobre a prova para outro aluno após a sua realização, pois as questões não serão obrigatoriamente a mesma, assim como as alternativas de respostas.

As especificidades para prova online

Montagem de um banco de questões:

Para permitir o sorteio de questões de forma a minimizar a semelhança entre as provas, o professor precisa planejar uma prova com um número maior de questões. O recomendado é o planejamento de pelo menos três vezes a quantidade de questões da prova, ou seja, se a prova têm 10 questões o professor deverá planejar 30 questões. Este conjunto de questões planejadas é chamado de “banco de questões”, que serão inseridas no AVA – Moodle e usadas para originar o sorteio da prova online. Um melhor detalhamento do planejamento do banco de questões pode ser visto no item 1º passo: Planejando a prova online.

Antecedência de planejamento:

O planejamento da prova online deve ser iniciado com antecedência pois:

Análise minuciosa da prova construída no AVA:

A prova online é o momento mais crítico para o aluno e professor durante o andamento da disciplina, pois os alunos ficam mais ansiosos com seu rendimento de aprendizagem. Diante disso, é importante que a prova online não tenha nenhum erro de planejamento, problemas de digitação de texto, dupla interpretação ou erro de configuração, que possa atrapalhar o rendimento do aluno. A etapa de análise da prova é tão importante quanto a de planejamento, devendo o professor e o design educacional se colocarem na posição de aluno e avaliar se tudo está funcionando corretamente e de fácil entendimento. O trabalho de análise exige cuidado, paciência e tempo, pois um erro impacta na prova de todos os alunos e que depois deverá ser corrigido e comunicado.