1º Passo – Planejando a prova on-line

Produzir uma prova on-line requer alguns conhecimentos importantes por parte da equipe de curso, para realizar um bom planejamento, principalmente no que se refere as possibilidades do recurso de questionário no AVA – Moodle.

A imagem abaixo ilustra alguns desses conhecimentos que precisam ser entendidos e explorados durante o planejamento.

prova_online_esquema_planejamento

Clique neles para conhecê-los melhor!

Diversificação no tipo de questões

Os diferentes tipos de questões do recurso de questionário, permite ao professor explorar diferentes formas o conhecimento do aluno. É muito importante que a equipe responsável pelo planejamento, tenha conhecimentos de todos os tipos de questões e possa, diante do tipo de conteúdo, escolher o tipo de questão mais compatível e adequada para o conteúdo.

Uma prova usando somente recurso de múltipla escolha, torna-se cansativa e possibilita ao aluno o uso do recurso de eliminação, o que em muitos momentos não é adequado para avaliação.

Diante disso, tente explorar o conteúdo de forma mais inteligente e diversificada, possibilitando uma maior dinamização do recurso e um melhor aproveitamento e avaliação da aprendizagem.

Diversificação no nível de dificuldade das questões

Durante o planejamento da prova é importante que haja uma diversidade na dificuldade das questões, com o professor planejando, por exemplo, questão de nível fácil, médio e difícil. Na hora da montagem do banco de questões o professor pode identificar os níveis/pesos das questões e solicitar o sorteio entre esse grupos.

Por exemplo, o professor poderá planejar 4 questões de nível de dificuldade alto, 6 de nível médio e 10 de nível fácil, e definir que na hora da realização da prova serão sorteados duas questões de nível alto, 3 de nível médio e 4 de nível fácil. Assim, o professor consegue ter um maior controle e dinamismo na prova, balizando o nível de dificuldade em cada questão.

Feedback das questões

Este é outro recurso importante do questionário. A possibilidade de planejar o feedback das respostas corretas e incorretas permite que o aluno tenha um feedback rápido do seu desempenho. Mas esse recurso, para ser bem aproveitado, deve ser planejado de forma que as informações contidas sejam realmente instrucionais do porque o aluno errou. Feedback somente dizendo: Infelizmente você errou” ou “Errado, leia a página 67 do material”, ou algo neste sentido, não são instruções que orientem o aluno na dificuldade que ele teve.

É importante que a orientação de feedback mostre o porque ele errou, se houve alguma “pegadinha”, explique qual era e oriente qual era a resposta certa e porque. Com essas orientações o aluno tem a possibilidade de compreender seu erro sozinho e reduzirá a demanda do tutor de orientação neste sentido. Desta forma, o tutor poderá dar mais atenção aos alunos que realmente apresentaram maior dificuldade ou não entendimento dos feedbacks.

Mesmo nas respostas certas é recomendado o feedback de forma que explique o porque aquela opção era correta. Sempre existe a possibilidade do aluno chutar a opção, ou não ter certeza da resposta, então, essa orientação auxilia no entendimento correto do aluno.

Sorteio automático das questões

Com a montagem de um banco de questões e a organização do nível de dificuldade das questões em categorias, o recurso de questionário permite que seja programado um sorteio automático das questões de acordo com o planejamento. Esse sorteio garante diversidade de provas aplicadas para a mesma turma e reduz a cola entre alunos.

Mas para que esse sorteio aconteça é necessário que haja o planejamento de pelo menos 3x mais a quantidade de questões que serão aplicadas na prova, pois se a proporção for pequena o AVA – Moodle pode sortear a mesma questão duas vezes, fazendo com que o aluno tenha duas questões iguais na sua prova. Então, se o professor planeja que a prova tenha 10 questões, sendo 2 de nível de dificuldade alto, 3 de nível médio e 5 de nível baixo, ele terá que planejar pelo menos 6 questões de nível alto, 9 de nível médio e 15 de nível baixo, no total são 30 questões que garantirão um sorteio diversificado.

O sorteio pode ocorrer com todos os tipos de questões do recurso, seja a de correção automática ou não.