Como disponibilizar mídias no recurso Livro do Moodle?

Disponibilizar mídias, como imagens, vídeos e áudios, no recurso Livro do Moodle é um processo simples e sem mistérios. A inserção segue os mesmos passos padrão aplicáveis em qualquer parte do Moodle.

Aqui estão algumas orientações simples, mas importantes, para ajudá-lo nesse processo.

IMAGEM

Ao produzir ou escolher uma imagem da internet, atente-se à qualidade, pois isso faz toda a diferença. Evite utilizar imagens que possam dificultar a compreensão (Figura 1), como:

Figura 1 - exemplo de visualização de imagem

Figura 1 - exemplo de visualização de imagem

Ao buscar imagens no Google (Figura 2), clique em “Ferramenta” e selecione a opção “Tamanho” para filtrar por imagens médias ou grandes, garantindo uma melhor visualização.

Figura 2 - buscar imagem de acordo com o tamanho

Figura 2 - buscar imagem de acordo com o tamanho

Além disso, certifique-se de que a imagem escolhida tenha uma largura superior a 350px. No resultado da pesquisa (Figura 3), clique sobre a imagem desejada e verifique o tamanho no canto inferior direito.

Figura 3 - identificação do tamanho da imagem

Figura 3 - identificação do tamanho da imagem

Com esses cuidados, você garantirá uma melhor qualidade da imagem, reduzindo dificuldades de visualização e entendimento do conteúdo pelos alunos.

VÍDEO E ÁUDIO

A orientação geral sobre vídeo e áudio no Moodle sempre é usar um servidor de vídeo, como o Youtube, ou nuvem de arquivos para hospedar, como o Google Drive. Esta ação garante a não sobrecarga do servidor do Ifes com arquivos muito grandes e uma melhor gestão de segurança e backup do Moodle.

O modo de inclusão deles no recurso Livro fica a seu critério (links ou incorporados), mas sugerimos priorizar a incorporação (embedar), pois oferece maior facilidade de visualização pelos alunos e dinâmica ao texto.

A seguir, listamos alguns artigos com orientações que podem ajudá-lo em diferentes situações ao usar o recurso de vídeo:

Como colocar vídeos do Youtube no Moodle?

Como “embedar” vídeo do YouTube em tamanho menor

Código para inserção de vídeo em Libras no AVA

Código para inserção de vídeo em Audiodescrição no AVA