Descubra o ReLiCefor: compartilhando conhecimento no ambiente virtual

Repositório de Livros do Moodle do Cefor (ReLiCefor)

O Repositório de Livros do Moodle do Cefor (ReLiCefor) é um espaço destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais didáticos produzidos pelos professores do Cefor por meio da ferramenta Livro do Moodle.

O objetivo do ReLiCefor é promover o compartilhamento e a disseminação de conhecimento, incentivando a qualidade e a reutilização de materiais didáticos. Esta ferramenta é valiosa para a comunidade educacional, estimulando a inovação e o aprendizado conjunto.

Os materiais didáticos são organizados em ordem alfabética para facilitar a localização dos “Livros do Moodle”. Eles passam por um processo padronizado de produção, que inclui orientações detalhadas para formatação de texto, inserção de mídias, licença de uso, avaliação técnica e revisão, antes de serem disponibilizados.

Como acessar o Repositório de Livros do Moodle do Cefor?

O acesso é muito simples e rápido, pois é via autoinscrição.

Então:

1. Entre no site do Ambiente Virtual do Cefor e faça o acesso com seu usuário e senha do sistema.
  2. Estando logado no AVA do Cefor, entre no Repositório de Livros do Moodle e no campo de auto inscrição, digite a Chave de Inscrição: ReLiCefor
  3. Pronto, você já poderá usar o ReLiCefor!

Então, como aproveitar o ReLiCefor na sua disciplina?

Caso identifique um material interessante, é possível importá-lo para sua sala virtual. No entanto, é importante observar as orientações de licença na página de CRÉDITO, ao final do livro, antes de utilizar.

Passo a passo para importar um Livro do ReLiCefor

1. Acesse o ReLiCefor, anote o nome correto do livro que você deseja importar e, também, o “nome breve” da sala virtual (que neste caso é ReLiCefor). Essas duas informações serão importantes no momento de configuração da importação;
  2. Em seguida acesse sua sala no Moodle 3.9, local onde o livro será importado e em que você tem o perfil de professor;
  3. Clique no menu Gerenciamento do curso, o ícone das três engrenagens, na parte superior da tela;
  4. No Bloco Configurações do curso, clique em Importar;
  5. Caso a sala de Repositório de Livros do Moodle do Cefor não apareça na lista de salas encontradas, digite no campo de Busca, do final da página, o nome breve do repositório – “ReLiCefor”-  e clique no botão Buscar;
  6. No resultado apresentado, selecione o Repositório de Livros do Moodle e clique no botão Continuar;
  7. Na tela seguinte, deixe marcada apenas a opção Incluir atividades e recursos e clique no botão Próximo;
  8. Clique na opção Nenhum para desmarcar todos os itens disponíveis na sala;
  9. Escolha o que você deseja importar;
    1. Marque primeiro o bloco em que o livro está;
    2. Marque a caixinha do livro (Os livros têm um ícone de um livro com uma página aberta ao lado do nome);
  10. Confira o que será importado;
    1. Somente o que está com o sinal de checkmark na cor verde será importado;
  11. Após conferir, clique no botão Executar a importação;
  12. Clique no botão Continuar para voltar a página da sua sala no Moodle (pode aparecer uma mensagem de aviso sobre mapeamento de papéis da sala de origem e destino e não é necessário se preocupar);
  13. Verifique o Livro Importado.

Caso tenha dúvida, assista o tutorial em vídeo de como utilizar a funcionalidade “Importar” do Moodle.

Quer contribuir com o ReLiCefor disponibilizando um recurso didático (ferramenta Livro do Moodle), de sua autoria?

Um dos objetivos do ReLiCefor é oferecer um local para armazenar os recursos educacionais que usam a ferramenta Livro do Moodle. Então, conheça o fluxo do processo para disponibilização de material novo e siga os passos a seguir:

Seguir esses passos ajuda a garantir a qualidade e a acessibilidade dos materiais disponibilizados no ReLiCefor para os alunos.

Compartilhe essa ideia, envie seu livro, participe!