Metodologia de elaboração de disciplina na modalidade EaD do Ifes

A equipe multidisciplinar é responsável pelo planejamento e realização dos cursos. A composição dessa equipe poderá variar, considerando que os cursos podem ser ofertados diretamente na modalidade a distância por meio de programas federais ou diretamente pelo Ifes, bem como a especificidade e o nível de cada curso.

Com base em uma proposta de funções e atribuições definida pela UAB e nas adequações realizadas no decorrer da implantação e gestão dos diversos cursos pelo Cefor, os vários sujeitos e suas principais atribuições são:

A atuação dos profissionais em EaD apresenta características diferenciadas e específicas quanto ao seu fazer pedagógico, pois cada um em sua especificidade será um incentivador dos estudantes na busca pelo conhecimento. A responsabilidade de cada profissional relaciona-se com o pesquisar, planejar e aperfeiçoar as metodologias utilizadas na EaD.

Veja abaixo o infográfico que ilustra o processo de planejamento para todas as disciplinas.

Estudos_infograficos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para apoiar a equipe multidisciplinar no processo de planejamento e realização do curso, o Cefor possui a Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais – CGTE. Este setor é formado por uma equipe com formação multidisciplinar em Artes, Design, Comunicação, Vídeo, Informática, Educação, entre outros.

Até muito pouco tempo atrás, o principal papel da CGTE era desenvolver recursos e viabilizar o uso da tecnologia no processo de aprendizagem. Entretanto, não era sustentável que apenas a CGTE fosse responsável por todo o material que é planejado pelos cursos. Por disso, a CGTE passou a desenvolvendo softwares e ferramentas que possibilitem a autonomia aos cursos, de forma rápida e customizada.

A CGTE tem se esforçado em estudos e levantamento de alguns sistemas existentes que podem ser facilmente usados pelos cursos. Alguns desses recursos estão mais detalhados no artigo Aprenda a criar seus próprios objetos educacionais. Como um dos primeiros resultados desse trabalho de criação de recursos, podemos citar essa Base de Conhecimento. Ela está sendo amplamente alimentada com conteúdos que permitam que a equipe de curso tenham orientações no processo de planejamento e desenvolvimento de um recurso tecnológico educacional.

De forma mais detalhada, veja abaixo as atribuições da CGTE prevista no regimento do Cefor.

I- acompanhar e propor políticas de produção e uso de tecnologias educacionais nos diferentes níveis e modalidades;
II- definir diretrizes e processos de trabalho para as demandas da produção de tecnologias educacionais;
III- apoiar a elaboração e execução dos cursos de formação que tratam das metodologias de trabalho com tecnologias educacionais e EaD adotadas pelo Ifes;
IV- participar da elaboração e acompanhar a execução das licitações referentes à produção de tecnologias educacionais gerenciadas pelo Cefor;
V- propor, elaborar e acompanhar a aplicação dos padrões gráficos relativos às tecnologias educacionais gerenciadas pelo Cefor;
VI- propor e acompanhar ações de acessibilidade e usabilidade das tecnologias educacionais;
VII- apoiar a produção de tecnologias educacionais nos diversos níveis e modalidades de ensino, seguindo as diretrizes relacionadas à temática adotadas pelo Ifes e os cronogramas estabelecidos juntamente a esta coordenadoria;
VIII- coordenar, orientar e apoiar os designers educacionais no planejamento dos cursos a distância;
IX- incentivar a autonomia docente na construção e uso de recursos tecnológicos para a elaboração de cursos e disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem;
X- identificar a necessidade de aquisição e atualização de softwares e equipamentos que viabilizem o trabalho da equipe;
XI – Em relação aos objetos educacionais a serem utilizados no AVA:
a) orientar as atividades relacionadas à produção de objetos de aprendizagem para todos os níveis e modalidades;
b) acompanhar e validar, técnica e qualitativamente, as ações de design educacional, de editoração gráfica, de acessibilidade e usabilidade e de metadados desses objetos;
c) cuidar do correto armazenamento, catalogação e divulgação dos recursos produzidos permitindo, sempre que possível, a reutilização de objetos de aprendizagem;
XII- propor padrões para melhorias pedagógicas, técnicas e visuais dos objetos.