Chat: conheça suas pontencialidades
O chat tem como premissa o diálogo simultâneo entre as pessoas. Ele favorece o desenvolvimento de atividades que possuem como objetivo o diálogo, possibilitando, segundo Almeida (2006), a reconstrução de conceitos e a incorporação de ideias do outro às suas próprias.
As discussões realizadas via chat se assemelham ao ambiente presencial, em que o aluno faz indagações, esclarece suas dúvidas e compartilha ideias com a toda a turma. O recurso pode contribuir para uma maior aproximação do aluno com o professor/tutor na EaD, além de beneficiar a socialização da construção do conhecimento e estimular a relação entre os demais participantes.
Compreender esse potencial e as características do chat é fundamental para que o professor e o tutor possam usá-lo para favorecer a construção de um ambiente de aprendizagem socializador.
Por ser um momento síncrono, o planejamento do recurso exige alguns cuidados por parte do professor e do tutor. É preciso pensar no que será exigido antes, durante e depois do uso da ferramenta:
- antes: o professor e o tutor precisam definir o tema da discussão, os objetivos, os horários disponíveis para acesso e algumas perguntas chaves, para evitar fuga do tema.
- durante: o professor e/ou o tutor deve(m) atuar como mediador(es) da discussão, com base no objetivo proposto pela atividade. Evitar conversas paralelas e fora da temáticas são cuidados importantes ao qual o mediador deve ficar atendo. Este momento também possibilita o feedback imediato, permitindo que o aluno possa avaliar suas ideias e se reposicionar, enriquecendo a discussão. Por fim, o esclarecimento de dúvidas também pode ser facilitado por meio do chat, entretanto, é interessante que ele não ocorra somente de forma individual. O professor/tutor pode concentrar suas respostas em pontos comuns que foram observados no decorrer da disciplina e também nos diálogos no próprio chat.
- depois: avaliar posteriormente se as discussões atingiram o objetivo proposto pela atividade é fundamental para corrigir problemas no planejamento previsto e auxiliar no planejamento futuro. Uma proposta interessante é disponibilizar a conversa do chat para acesso dos alunos, assim eles podem rever e estudar os pontos discutidos. Complementando esta ideia, também é possível que o resultado do chat seja compilado pelo professor/tutor, estabelecendo os tópicos mais importantes que foram abordados, e disponibilizar num outro momento de discussão usando outra ferramenta, como o Fórum, por exemplo.
Referências:
ALMEIDA, M. E. B. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (Org). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006, 210 p. p. 203-218.