Atividade de Tarefa no Moodle

Professor, aprenda a criar uma atividade Tarefa

Professor, aprenda a avaliar uma atividade Tarefa

Entenda o recurso Tarefa

A atividade de Tarefa da plataforma Moodle é um mecanismo que organiza o recebimento eletrônico de um trabalho solicitado pelo professor.

Este é o símbolo que a identifica na plataforma:   icone_tarefa

Os alunos podem apresentar qualquer conteúdo digital, como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos estudantes a digitação do conteúdo diretamente no editor de texto.

Ela pode ser configurada para enviar um arquivo ou mais. É o professor que define isso ao configurar a tarefa.

Uma tarefa também pode ser usada para lembrar aos alunos das atribuições que eles precisam realizar off-line, portanto, não necessita de qualquer conteúdo digital. Por exemplo:

Além disso, o recurso possibilita que os estudantes submetam trabalhos individualmente ou como membros de um grupo.

Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos alunos, documentos com comentários ou feedback de áudio falado.

As notas finais são registradas no livro de notas.

Aluno, aprenda a entregar uma atividade Tarefa

Ao clicar sobre a ferramenta de tarefa na sala virtual, será aberta uma janela na qual você terá acesso ao enunciado, a algumas informações de configuração e ao botão Adicionar tarefa, para você submeter o trabalho.

tela_1

Ao clicar no botão Adicionar tarefa, na nova página você submeterá o seu trabalho. O que aparecerá na tela dependerá da configuração do professor:

a) a opção de você escrever um texto, no campo Texto Online;

b) a opção de enviar um arquivo, no campo Envio de arquivos. Ou as duas opções, conforme o exemplo abaixo. Finalizada a atividade, é só clicar no botão Salvar mudanças. Pronto, sua atividade será concluída!

tela_2

O tutorial abaixo também explica como se dá a entrega de uma atividade tarefa:

Professor, aprenda a criar uma atividade Tarefa

Inserir o recurso de Tarefa no Moodle também é bem simples. No tutorial em vídeo disponibilizado abaixo, você poderá acompanhar:

Professor, aprenda a avaliar uma atividade Tarefa

A etapa final é avaliar a Tarefa enviada pelo usuário/aluno. O tutorial abaixo explica como isso deve ocorrer: