Questionário: conheça suas pontecialidades
O questionário é muito usado para avaliar a aprendizagem do aluno. Por ser um recurso muito semelhante as provas tradicionais do ensino presencial, ele costumar ser um recurso de fácil entendimento por parte do professor e com isso, muito explorado no planejamento. Entretanto, é importante que seja avaliado o seu uso, para não deixar a disciplina monótona e, com isso, desfavorecer o processo de aprendizagem.
Lembre-se que avaliar a aprendizagem de um aluno não deve ser atrelado apenas a responder corretamente as perguntas. Existem outras maneiras de verificar se o conhecimento adquirido atendeu as expectativas da disciplina. Pense nisso!
As questões criadas podem ser reutilizadas em vários questionários ou em diversos cursos do Moodle. É possível compor questões do tipo múltipla escolha, discursiva, verdadeiro ou falso, entre outras. Salvo as questões discursivas, as demais são passíveis de correção automática pelo Moodle, agilizando a correção da atividade. Conheça um pouco mais sobre os tipos de questões.
Em todos os casos, no entanto, é importante que, ao planejar o questionário, o professor também planeje os feedback’s de cada questão. O feedback da questão precisa possibilitar que o aluno possa, sozinho, compreender o resultado e entender:
- o que ele errou;
- porque ele errou;
- qual era a resposta correta;
- porque essa é a resposta correta.
Mesmo que o curso tenha um tutor intermediando o processo de aprendizagem, o professor precisa usar os feedback’s como forma de comunicação e aproximação dele com seu aluno. Outro ponto positivo é tornar muito mais rápido o entendimento do erro por parte do aluno, visto que ele não precisará recorrer ao tutor e esperar que o mesmo lhe responda esclarecendo as dúvidas.