O que é Moodle?
1 Introdução ao Moodle
Moodle O Cefor – Centro de Referência em Formaçãoe em Educação a Distância do Ifes, utiliza como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o ambiente Moodle. Este ambiente é largamente utilizado no mundo e você terá mais informações sobre seus recursos ao longo da disciplina.
O Moodle – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de aprendizagem dinâmico modular orientado a objeto) é um software, criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, para ser um Software livre, está, hoje, sob licença da GPL (General Public License – a licença para programas da Free Software Foundation).
Em suma, o Moodle é um sistema Internet que concentra em suas ferramentas, um sistema de gerência pedagógica e administrativa de cursos, bem como um ambiente de aprendizagem virtual. Seu sistema tem código aberto, ou seja, seu uso é gratuito e o desenvolvimento de seu código é colaborativo. Tem estrutura de funcionamento via Internet o que permite usar ferramentas para criar áreas específicas e facilita o acesso dos alunos. Pode ser utilizado em diversos níveis da educação formal e, também, da educação informal. Bem com, para atender um curso completo em EaD, dando suporte a atividades de cursos presenciais.
Tecnicamente, o Moodle foi desenvolvido para ser usado, principalmente, em Linux, Apache, MySQL e PHP (a combinação comumente designada de plataforma LAMP), mas também é utilizado regularmente com outros bancos de dados como o PostgreSQL e, inclusive, nos sistemas operacionais Windows XP, Mac OS X e Netware 6.
Ambiente Virtual de Aprendizagem é um sistema que reúne uma série de recursos e ferramentas, permitindo e potencializando sua utilização em atividades de aprendizagem através da internet em um curso a distância (VAVASSORI e RAABE, 2003).
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) têm sido desenvolvidos em várias plataformas, por muitas instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. Sendo um recurso de imensas possibilidades na educação de modo geral, na educação a distância esses ambientes têm produzido seus maiores impactos, dando possibilidade as pessoas de estarem reunidas em uma sala on-line, com acesso a vários recursos disponíveis, como: textos, fóruns, chats, mensagens, vídeo, som, imagem, etc.
Esses ambientes em especial “os livres” (disponível gratuitamente) como o caso do Moodle, Eproinfo, Teleduc, etc. têm contribuído de forma relevante no processo de ensino-aprendizado dos alunos em cursos on-line espalhados pelo mundo.
Sistemas assim definidos como ambientes virtuais de aprendizagem também são conhecidos como:
- Sistema de e-learning;
- Sistema de administração de aprendizagem (LMS);
- Ambiente de aprendizagem virtual (VLE).
1.1 Algumas características interessantes
No Moodle existem muitas funcionalidades flexíveis, configuráveis e gerenciáveis pela Web, que interessam aos educadores e que podem suportar diferentes metodologias de EaD.
Você terá oportunidade de perceber que suas ferramentas do Moodle promovem uma interação sócio-construtivista entre os participantes.
A aprendizagem é facilitada pelas colaborações e reflexões críticas dos participantes sobre diversos assuntos, com mediação dos tutores, o que promove a interação e integração entre todos.
Os recursos disponíveis no Moodle podem ser aplicados como opção a uma educação virtual ou como suporte a atividades presenciais. Sua interface é clara e simples, compatível com qualquer navegador da Internet, o que facilita seu uso, inclusive para as pessoas inexperientes ou com pouco conhecimento de tecnologias.
As listas dos cursos mostram a descrição deles, incluindo a acessibilidade a convidados. Tais cursos podem ser organizados por categorias; um site do Moodle suporta centenas de cursos.
A maioria dos textos (recursos, fóruns, blogs, etc.) podem ser editados por um editor HTML, com suporte do tipo WYSIWYG (What You See Is What You Get – o que você vê é o que você obtém).
1.2 Funcionalidades
- Acesso restrito: Login e senha pessoal fornecidos, individualmente, no início do curso;
- Módulos com conteúdo disponibilizado e distribuído;
- Ferramentas interativas e de comunicação: Fórum, Chat, Glossário;
- Ferramentas de avaliação: Exercícios On-Line: múltipla escolha, relacionamento de colunas, resposta numérica, resposta breve, banco de questões, verdadeiro ou falso, preenchimento de lacunas, com correção automática, nota e gabarito;
- Ferramentas de monitoração: Recebimento de trabalhos, pesquisas de opinião, avaliação do curso, lições, tarefas e enquete;
Utilização controlada e gerenciamento de acesso: Relatório de atividades com dados apresentados graficamente e em formato de lista
1.3 Vantagens
Maior comodidade e flexibilidade com relação a horários e lugares;
- Comodidade: suas atividades podem ser executadas em casa, no trabalho, na instituição de ensino, ou em qualquer outro lugar de maior conveniência. Com a quebra das barreiras geográficas, a interação pode ser efetuada sem a necessidade de encontros com a presença física entre os participantes;
- Flexibilidade: Cada participante pode atuar em ritmo próprio e em horário de sua preferência, em prejudicar o intercâmbio de conhecimento, pois as ferramentas existentes em EaD permitem uma troca eficiente de informações, pela sala de chat, dos fóruns ou dos emails.
1.4 Papeis e visões no Moodle
O MOODLE lida com diversos tipos de usuários, cada qual com diferentes possibilidades de acessos e permissões na execução das mais variadas atividades no ambiente. Vejamos abaixo o resumo das permissões e funcionalidades usadas no Cefor/Ifes.
- Administrador: São aqueles que administram todo o ambiente, podem ativar e desativar todos os demais perfis. Possuem todos os poderes de gestão do sistema;
- Professores: Edita o conteúdo, inserindo, apagando e modificando qualquer conteúdo ou configuração de um curso. Faz a gestão da disciplina e coordena os tutores;
- Tutor a Distância: Professor que administrar as rotinas de tutoria do Curso: dar notas às tarefas dos alunos, monitorar atividades realizadas, participar dos fóruns;
- Tutor Presencial: Professor que acompanha as atividades presenciais desenvolvidas pelos alunos nos pólos;
- Aluno / Estudante: É um participante inscrito em um curso. Participa respondendo a questionários, acessando o conteúdo, postando mensagens nos fóruns e opinando por meio de enquetes, entre outras atividades.