Entenda porque as Salas Virtuais são divididas em grupo/polos

Um curso da distância é composto, normalmente, por uma grande quantidade de alunos e organizados em polos- unidade de apoio nos municípios.

Para organizar o processo de aprendizagem e de tutoria, os alunos são divididos em grupos, que corresponde aos polos. Esta organização é feita no Registro Acadêmico do Campus responsável pelo curso e reflete no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.

No Moodle, esta organização em grupos é configurada para que os participantes de um grupo só interajam com os participantes do seu grupo, ou seja, não veem os participantes dos outros grupos que não estão participando. Então, um aluno do Grupo/Polo de Vitória, não vê e não interage, via Moodle, com o colega que está no Grupo/Polo de Colatina.

A equipe multidisciplinar do curso tem acesso a todos os grupos da sala. Já os demais participantes, como os alunos e os tutores, só conseguem ver os participantes do seu grupo.

Está configuração é feita na sala virtual, dentro do bloco de Administração > Configurações > seção Grupos.

tela_adm00

Bloco de administração com a opção Editar configurações realçada

tela_adm01

Seção Grupos na tela de editar configurações configurada como sem grupos

tela_adm02

Seção Grupos na tela de editar configurações configurada com a opção de grupos separados

É possível configurar para que não sejam usados grupos, para que os grupos sejam visíveis a todos, ou ainda para que os grupos sejam totalmente separados. E possível ainda, forçar a configuração para todos os recursos, para que não seja necessário ajustar todos os recursos um a um. Por padrão configuramos como Grupos Separados e Forçar Configuração de Grupos.

Como o Moodle é um espelho do que está configurado no Sistema Acadêmico, frisamos para que qualquer alteração em participantes dos grupos seja feita via Sistema Acadêmico, pois os dados dos grupos que forem alterados apenas no Moodle serão sobrescritos pelos dados do Sistema Acadêmico.