Atividade de Base de Dados no Moodle
BASE DE DADOS:
1. Entenda a atividade de Base de Dados
2. Aprenda a usar uma atividade Base de Dados
3. Aprenda a criar uma atividade Base de Dados
4. Aprenda a avaliar uma atividade Base de Dados
1. Entenda a atividade de Base de Dados
A atividade Base de Dados permite que professores e estudantes construam, de forma colaborativa, um acervo de informações organizado por campos (como texto, imagem, link, arquivo, entre outros).
Você pode pensar nela como um “repositório coletivo”, onde cada participante contribui enviando registros que, quando reunidos, formam uma coleção útil para estudo, comparação ou análise.
É um recurso especialmente interessante quando a proposta envolve:
- Compartilhamento de produções (ex.: resenhas, fotos de experimentos, estudos de caso, mapas mentais);
- Construção colaborativa de conteúdo;
- Catalogação de materiais coletados na disciplina;
- Troca de ideias a partir das produções uns dos outros.
Além disso, o professor define totalmente a estrutura dos registros, criando campos personalizados para orientar o estudante no preenchimento. Isso torna a Base de Dados uma atividade flexível e aplicável em diferentes áreas do conhecimento.
2. Aprenda a usar uma atividade Base de dados
Agora que você já conhece o recurso Base de Dados e suas diversas aplicações, o próximo passo é aprender a utilizá-lo de forma prática. Para isso, assista ao tutorial em vídeo abaixo, que mostrará como navegar e interagir em uma Base de Dados no Moodle.
3. Aprenda a criar uma atividade Base de Dados
Criar uma atividade Base de Dados no Moodle é um processo simples, mas requer atenção para configurar corretamente o recurso. O Moodle oferece flexibilidade para diferentes formas de visualização e avaliação. Abaixo está um tutorial que você pode utilizar para criar e configurar uma Base de Dados:
4. Aprenda a avaliar uma atividade Base de Dados
A forma de avaliação das contribuições da Base de Dados pode variar de acordo com a configuração de visualização dos dados definida pelo professor. Veja a seguir como realizar a avaliação da Base de Dados.