Aplicativo Moodle Mobile não funciona? Aprenda como resolver

Você é aluno do Ifes e não está conseguindo acessar o seu curso pelo aplicativo Moodle Mobile? Entenda porque isso acontece e como resolver esse problema.

O problema

Em agosto de 2021, o aplicativo Moodle Mobile recebeu uma atualização e parou de funcionar com a versão do Moodle do Ifes. Ao tentar acessar o site ava.cefor.ifes.edu.br pelo aplicativo, a seguinte mensagem é exibida:

"Não foi possível conectar. Verifique se você digitou a URL corretamente e se seu site usa o Moodle 3.1 ou superior."

“Não foi possível conectar. Verifique se você digitou a URL corretamente e se seu site usa o Moodle 3.1 ou posterior.”

Isso ocorre porque o site do Moodle do Ifes está em uma versão inferior à versão suportada pelo aplicativo Moodle Mobile. Até que o Ifes atualize o site do Moodle, você pode continuar utilizando o aplicativo Moodle Mobile, por meio de uma solução provisória.

Solução

Instalar uma versão anterior do aplicativo Moodle Mobile disponível fora da loja oficial do Google. Para isso, siga os passos a abaixo.

Passo a Passo para instalar a versão anterior do aplicativo Moodle Mobile

1º passo) Desinstale o aplicativo Moodle Mobile do seu celular.

2º passo) Faça download, no seu celular, do aplicativo Moodle Mobile versão 3. 9.4 por meio do link: https://moodle-mobile.br.uptodown.com/android/download/3096078

3º passo) Quando o processo de download for concluído, você deve tocar no ícone de notificação ou procurar o arquivo (com extensão APK) na pasta onde os downloads são armazenados no celular.

ATENÇÃO: Ao abrir o arquivo, você poderá receber uma mensagem como a mostrada abaixo, na qual o sistema informa que o arquivo “pode danificar seu dispositivo”. Esta é uma mensagem que o sistema operacional Android sempre exibe por padrão ao baixar aplicativos fora da loja oficial do Google, não é um aviso relacionado ao próprio arquivo. Clique em autorizar e siga para o próximo passo.

4º passo) Depois de instalado, você poderá executar o aplicativo normalmente.