Uso de Emblemas nos cursos MOOC

O que são Emblemas?

Emblemas (também conhecidos como Badges ou Medalhas) no Moodle são uma forma de reconhecimento e motivação para os alunos. Eles são concedidos quando um aluno atinge uma meta específica, como completar uma atividade ou finalizar um curso. O principal benefício é aumentar o envolvimento do aluno com o curso ou disciplina em que está matriculado, incentivando a participação mais pró-ativa.

Um emblema pode ser uma figura que represente um grau que um aluno alcançou, uma característica que ele obteve ou um conjunto de ações que ele realizou no ambiente virtual. Veja alguns exemplos de emblemas abaixo:

Exemplos de Emblemas

1. Novato Estrela: Concedido aos alunos que completam a primeira atividade do curso.
  2. Mestre do Quiz: Para alunos que acertam mais de 90% em um quiz.
  3. Participante Ativo: Concedido para quem participa de fóruns e discussões.
  4. Pontualidade é Tudo: Para alunos que entregam todas as tarefas no prazo.
  5. Explorador de Conteúdo: Para quem acessa todos os recursos e materiais do curso.
  6. Colaborador Exemplar: Concedido para quem contribui com materiais ou dicas úteis no fórum.
  7. Finalizador de Curso: Para alunos que completam o curso inteiro.
  8. Avaliador Justo: Para alunos que fornecem feedback construtivo sobre o curso ou atividades.
  9. Assistente de Classe: Para quem ajuda outros alunos nas dúvidas e questões.
  10. Eco-Amigo: Para alunos que completam um módulo sobre sustentabilidade ou questões ambientais.

Orientações para Utilizar Emblemas

1. Crie Emblemas: No curso, vá até a seção de emblemas e clique em “Adicionar um novo emblema”. Preencha os detalhes e critérios.
  2. Condições: Defina as condições para a concessão do emblema, como completar uma atividade ou obter uma nota específica.
  3. Notificação: Configure para que os alunos sejam notificados quando receberem um emblema.
  4. Monitoramento: Use relatórios para monitorar quem recebeu os emblemas e por quê.