Montagem de um banco de questões e sorteios automáticos

A montagem de um banco de questões possibilita a aplicação de provas diferentes para cada aluno, o que garante maior segurança no processo, pois dificulta a cola e a passagem de informações exatas para outros alunos. O recomendado é planejar 3 vezes mais o número de questões da prova, ou seja, se a prova têm 10 questões o professor planejará 30. Mas essa quantidade pode ser maior se o professor quiser garantir mais diversidade de escolha para o sistema e de provas para cada aluno. A forma de sorteio é definida pelo professor, podendo garantir uma uniformidade de peso e de grau de dificuldade na prova para todos os alunos.

No tutorial: O que é Banco de Questões  veja onde está localizado na sala virtual do Moodle o banco de questões.

A criação do banco de questões requer uma organização das questões dentro de categorias, semelhantes as pastas de arquivos dos computadores. Para entender como organizar e criar as categorias, assista o Tutorial: Criando Categorias para o recurso de questionário.

A partir do 2º minuto do Tutorial: Inserindo e configurando as questões na atividade de questionário,  veja como realizar a configuração dos sorteios automáticos no recurso.