Livro de Notas

Toda disciplina virtual possui atividades que podem ser avaliativas ou não. E quando são, é importante que o professor fique atendo a forma como esses pontos serão calculados no ambiente Moodle.

Um fator que torna esse processo de cálculo mais delicado é quando existem atividades que substituem a nota de outra, seja de uma prova ou uma avaliação qualquer. Nestes casos é preciso fazer alguns ajustes para que o cálculo ocorra corretamente.

Mas antes de aprender como realiza o ajuste de forma técnica é importante que você compreenda o conceito, a lógica do pensamento. Entendo isso, você conseguirá ajustar qualquer quadro de notas, independente das suas especificidades. Vamos lá?

De maneira geral, costuma-se trabalha com a soma de todas as notas, mas nada impede de ser a média, caso seja a estratégia da disciplina. Então, num primeiro momento deve ser verificado e ajustado para esta configuração.

Cada sala virtual no seu livro de notas (antigo quadro de notas), possui por padrão uma categoria (semelhante ao conceito de pasta) com o nome da disciplina. Esta categoria deve ser configurada com o cálculo planejado para disciplina, natural (soma) ou média por exemplo. Veja na figura abaixo um exemplo de uma livro de notas de uma disciplina com 2 atividades e 2 provas, somando 100 pontos (o box laranja simula a categoria da disciplina configurada para somar as notas).

livro_notas_1-02

Mas a necessidade de disponibilizar para os alunos a prova substitutiva na sala virtual, deixa o livro de notas, que estava configurado somente para somar, com o valor maior que 100 pontos, conforme exemplo da figura abaixo. Entretanto, a metodologia pedagógica e o sistema acadêmico do Ifes trabalham com o total de 100 pontos, então, é necessário fazer um ajuste no livro de notas de forma a deixar o cálculo correto.

livro_notas_2-03

Atividades que substituem outras tem sempre a mesma lógica de entendimento, a nota maior que prevalece. Diante disso, é necessário criar uma relação entre esses grupos de atividades e configurar para que o sistema compare, e que use a maior nota entre elas. Ou seja, criar outra categoria, mover as atividades para dentro dela e configura-la para realizar o cálculo de MAIOR NOTA, conforme figura abaixo.

livro_notas_4-04

Agora, o livro de notas fica correto e volta a somar 100 pontos. É importante reforçar que esta configuração é importantíssima para o andamento e finalização da disciplina. Sempre que for incluída alguma atividades avaliativa na sala virtual é necessário que o professor verifique e ajuste o livro de notas para fazer a soma correta. Caso isso não seja feito, o aluno poderá ter uma informação incorreta no valor final da sua avaliação e de forma mais grave, até uma nota final da disciplina errada. Ou seja, pode-se ter aluno considerado reprovado, mas que estariam aprovados ou vice-versa.

Então, a equipe de curso (professor, Designer instrucional e Coordenador de curso) precisam conhecer esta especificidade do livro de notas e principalmente, aprender como ajustar e deixar a sala virtual, que é de responsabilidade do professor e do curso, com o cálculo das atividades corretas.

Vamos aprender agora como realizar este ajuste de forma técnica no Moodle? Então, assista o tutorial Configurando o Livro de Notas/Quadro de notas.