Embaralhamento de questões e de respostas

Além do sorteio automático, o recurso de questionário do AVA- Moodle permite que as questões sejam embaralhadas. Ou seja, para um aluno a questão Y é a de número 8 e para outro é a de número 2. Outra possibilidade é o embaralhamento das alternativas de respostas, isso significa, por exemplo, que a questão do tipo múltipla escolha vai aparecer para um aluno como sendo a letra B a correta, e a mesma questão para outro aluno como a letra D.

Esses embaralhamentos colocam as informações em posições diferentes dentro da prova, tornando o processo de cola do aluno mais difícil.

O tutorial: Criar e configurar a atividade de questionário explica como realizar a configuração do recurso. A partir do 3:38 ele mostrar como realizar a configuração do embaralhamento das questões.

A configuração do embaralhamento das alternativas de respostas deve ser feita na hora que você criar a questão. Veja um exemplo, a partir do 1:33 no Tutorial: Criando questão do tipo Múltipla Escolha para a atividade de questionário