Configuração da Barra de Progresso no Moodle

A Barra de Progresso é uma bloco do Moodle que apresenta o andamento/progresso do aluno em cada disciplina. Ele pode ser usado de forma associada com as caixas de marcação de Conclusão de atividades no curso , pois mostra tanto para o aluno quanto para o professor quais recursos foram acessados e a conclusão de atividades disponibilizadas na sala virtual.

Para adicionar a Barra de Progresso em sua sala virtual, siga os seguintes passos:

BarradeProgresso1

BarradeProgresso2

A página de configuração apresenta-se dividida em: Configurações do Bloco, Seções (ou Semanas da disciplina), Onde exibir este Bloco e Nesta Página.

Em Configurações do Bloco insira as configurações desejadas:

BarradeProgresso3

No campo Seção, aparecem todos os recursos e atividades disponibilizados na sala virtual agrupados por Semana (ou Bloco), conforme foram inseridos pelo professor. Então, neste campo serão configurados todos os materiais que serão contabilizados na Barra de Progresso.

Veja abaixo um exemplo com recursos que não precisam ser monitorados:

BarradeProgresso4

Veja agora como foi configurada uma atividade monitorada:

BarradeProgresso5

Nos campos Onde exibir este Bloco e Nesta Página é configurado o local onde será exibida a Barra de Progresso na Sala Virtual.

No exemplo abaixo a Barra de Progresso foi configurada para aparecer no lado direito da tela e classificada como 6º bloco a ser exibido na página:

BarradeProgresso7

Observação: Para que ela seja exibida como o primeiro bloco, deve ser escolhida a opção -10 (primeiro) em Peso padrão e também em Nesta página.

Após concluir as configurações, clique no botão Salvar Mudanças e a Barra de Progresso será exibida em sua sala virtual.

Vídeo: Como inserir Barra de Progresso

Saiba mais informações no canal Ifes – Cefor no YouTube: