Como criar uma atividade com acesso restrito a alguns usuários no Moodle

As salas virtuais do Moodle geralmente são organizadas em grupos. Entenda os motivos desta organização lendo o artigo Entenda porque as Salas Virtuais são divididas em grupo/polos caso tenha alguma dúvida.

Mas é possível que algumas atividades sejam configuradas para serem restritas a alguns usuários. Por exemplo:

1. O professor pode ter planejado uma atividade específica em que a turma é dividida em grupos. Então, os 10 alunos que estão vinculados ao polo de Colatina, serão redivididos para 2 grupos de 5 alunos.
  2. Outro exemplo é o curso desejar que dentro da sala virtual haja um recurso de fórum para que somente a equipe de curso interaja, como um fórum administrativo daquela disciplina.

Este dois exemplos exigem uma configuração diferenciada na sala virtual, pois possibilita que somente alguns usuários tenham acesso a uma atividade. Para realizar esta ação no Moodle usa-se o recurso de agrupamentos e grupos, e a configuração é feita diretamente na sala virtual.  Então, vamos compreender o conceito do processo para usar e depois configurar este tipo de atividade.

Como explicado anteriormente, a disciplina é organizada em grupos e configurada como Grupo separados.

agrupamento_1

Vamos imaginar que o professor planeje uma atividade que a turma/polo terá que ser dividida em 2 grupos, conforme imagem abaixo.

agrupamento_2

Então, o professor terá que criar, manualmente na sala virtual da disciplina, um grupo para cada grupo de trabalho. Então, se eu tenho 4 polos e dois grupos por polo, será criado 8 grupos. Veja na figura abaixo, que o grupo criado tem a mesma característica do grupo que organiza a sala em polos, a diferença é que é que neles serão incluídos somente os alunos e tutor presencial e distância que fazem parte daquele grupo. É claro que não pode esquecer que o nome do grupo deve ser de fácil identificação.

agrupamento_3

Mas uma atividade no Moodle não pode ser vinculada a dois grupos diferentes, pois a sala, por padrão, é configurada como grupos separados (participantes de um grupo não vêem os participantes do outro). Para resolver este problema usaremos o recurso de agrupamento. Agrupamento é uma coleção de grupos dentro de um curso. Então, para cada grupo, será criado um agrupamento e cada agrupamento será vinculado a um grupo. No total serão criados 8 grupos e 8 agrupamentos. Desta forma, o grupo Polo 1 – G1 será vinculado ao agrupamento Polo 1 – G1 e assim por diante. Veja na figura abaixo esta relação.

agrupamento_4

Então, agora você tem 8 grupos com os respectivos participantes, já tem 8 agrupamentos, cada um vinculado a um grupo e agora precisa organizar as atividades. Como são 8 grupos, para tornar a atividade individualizada para os respectivos grupos, é necessário replicada 8 vezes a mesma atividade e em cada uma delas, na sua configuração, indicar o agrupamento que correspondente. Então, cada atividade estará vinculada a um agrupamento e este agrupamento está vinculada a um grupo. E como a disciplina, está configurada como grupo separados, os alunos só enxergarão a sua atividade, aquela que ele foi vinculado no grupo. Os tutores terão acesso a duas atividades neste exemplo e o professor e demais membros da equipe do curso, irão visualizar todas as atividades. Veja na figura abaixo o vínculo final, fechando esta organização.

agrupamento_5

Para realizar está configuração, vá em ADMINISTRAÇÃO > USUÁRIO > GRUPOS. Lá você irá:

1. Criar os grupos
  2. Vincular os participantes ao grupo
  3. Criar os agrupamento
  4. Vincular um grupo ao agrupamento

Replique as atividades na sala virtual e dentro da configuração de cada atividade, no campo CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS, vincule o agrupamento correspondente.