Acessibilidade Digital: Cuidados ao Inserir Recursos no Moodle

A acessibilidade digital é um compromisso essencial para promover um ambiente de ensino inclusivo, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso igualitário aos conteúdos. Pequenos ajustes nos recursos do Moodle podem fazer uma grande diferença para assegurar que a experiência educacional seja acessível e significativa para todos.

A seguir, apresentamos orientações práticas, estruturadas em tópicos, para auxiliar os professores na criação de uma sala virtual mais acessível:

1. Organização Visual da Sala Virtual no Moodle

2. Linguagem

3. Hiperlinks

4. Tipo e Tamanho de Fonte

5. Contraste entre texto e fundo

6. Tabelas

7. Uso de Imagens

 


1. Organização Visual da Sala Virtual no Moodle

Exemplos:


2. Linguagem

Linguagem Acessível no Moodle

Exemplo 1:

Para garantir que as informações permaneçam acessíveis em diferentes configurações visuais (como alto contraste), combine formatações como negrito, itálico e sublinhado, além de tamanhos de fonte diferenciados.

No exemplo abaixo, percebe-se que a cor vermelha e a marcação amarela não se mantiveram quando o usuário ativou o alto contraste. Apenas o negrito, o sublinhado e o tamanho maior no título permaneceram visíveis.

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Exemplo 2:

Os leitores de tela não identificam cores aplicadas no texto quando convertidos em áudio. Por isso, é importante incluir descrições ou explicações adicionais para garantir que a mensagem seja compreendida.

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3. Hiperlinks

Evite usar textos genéricos como “Clique aqui” ou “Saiba mais” nos links. Essas expressões podem ser confusas para usuários de leitores de tela, que navegam por links de forma isolada.

Termos vagos não fornecem contexto sobre o destino do link.

Exemplo inadequado:

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Escreva textos de links descritivos e informativos.

Exemplos adequados:

Quando o link direcionar para um arquivo para download, informe o tipo e o tamanho do arquivo:

Configure os links para abrir na mesma janela, exceto quando direcionarem para sites externos, que devem ser abertos em nova aba.


4. Tipo e Tamanho de Fonte

A escolha do tipo e tamanho da fonte influencia diretamente na facilidade de leitura, afetando a experiência do aluno.

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5. Contraste entre texto e fundo

O contraste entre a cor do texto (fonte) e o fundo é essencial para garantir legibilidade e acessibilidade ao conteúdo. Um bom contraste facilita a leitura e assegura que as informações sejam percebidas claramente, mesmo por pessoas com baixa visão ou outras dificuldades visuais.

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Sugerimos evitar combinações que dificultem a leitura. Priorize sempre um contraste alto para garantir que todos os usuários possam acessar e compreender o conteúdo com facilidade.

Para que um contraste seja considerado adequado, deve haver uma diferença significativa entre as cores usadas no texto e no plano de fundo. Segundo as diretrizes de acessibilidade, a relação ideal de contraste entre texto e fundo deve ser superior a 4,5:1.

Existem ferramentas online que auxiliam na verificação do contraste e deixam este processo mais simples e objetivo. Uma ótima opção é o site Adobe Color.

O Adobe Color é um site simples, em português, e na página “Ferramenta de Acessibilidade” você poderá:

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Além dessa questão da acessibilidade, você pode buscar tendências de cores no site e utilizar em seus trabalhos.

Veja na figura abaixo exemplos do impacto do baixo e alto contraste. Na dúvida, sempre teste o contraste usando a ferramenta sugerida.

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6. Tabelas

Os leitores de tela processam as informações de forma linear, o que exige cuidados específicos e configurações adequadas para garantir uma compreensão clara do conteúdo. A seguir, apresentamos algumas orientações iniciais de acessibilidade para ajudá-lo a usar tabelas para organizar informações numéricas ou textuais.

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Entretanto, o destaque visual no texto é apenas um destaque visual. Para ajudar na compreensão, a tabela acima seria lida pelo leitor de tela da seguinte forma:

Empresa, Nº Trabalhadores, Data de Fundação, Apple, 98000, 1976, Google, 55000, 1997

Perceberam como a forma de leitura compromete completamente a compreensão do conteúdo? Agora, imagine uma tabela com mais linhas – ficaria ainda mais confuso!

Para evitar isso, é essencial indicar o cabeçalho no código-fonte da tabela, e não apenas de forma visual. Isso é simples de fazer: basta substituir os <td> das células que serão os títulos por <th>, para que os conteúdos façam sentido. Veja abaixo a aplicação do código-fonte:

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Os usuários que dependem de um leitor de tela ouvirão os conteúdos da tabela da seguinte forma:

Empresa: Apple, Nº Trabalhadores: 98000, Data de Fundação: 1976,
Empresa: Google, Nº Trabalhadores: 55000, Data de Fundação: 1997

Entendemos que essas são orientações mínimas e de fácil implementação. No entanto, existem práticas mais detalhadas sobre a acessibilidade em tabelas. Caso tenha interesse em saber mais, sugerimos que faça uma pesquisa rápida na internet com base na sua dúvida, ok?


7. Uso de imagens

O uso de imagens para ampliar e facilitar a compreensão do conteúdo é muito importante para os alunos. No entanto, aqueles que dependem de leitores de tela precisam que essas imagens tenham uma descrição. A seguir, sugerimos 3 formas de incluir as descrições:

  1. Insira descrições nas imagens, utilizando o campo “Descrição da Imagem” ao carregá-las no Moodle.
  2. Insira a descrição logo abaixo da imagem.
  3. Insira a descrição antes da imagem.

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Independentemente da forma escolhida, sempre inclua, no início do texto, a informação “Descrição da figura X”, para indicar a todos os usuários do que se trata aquele conteúdo.

Se você optar por inserir o texto logo após ou antes da imagem, sugerimos que faça uma configuração visual diferenciada (itálico, recuo de texto, tamanho da fonte, entre outros) para essa descrição. Não existe um padrão visual fixo para essa indicação, mas o importante é manter o mesmo padrão ao longo de todo o texto. Isso ajudará os alunos que enxergam a compreender mais facilmente que se trata de um conteúdo textual com objetivo diferente e que se distingue do conteúdo principal.


Adotar essas práticas no Moodle não apenas torna o ambiente mais acessível, mas também promove a inclusão e a equidade no ensino, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente do processo de aprendizagem.