Sala do Moodle para disciplina presencial e/ou a distância vinculada ao Sistema Acadêmico

Qualquer disciplina via sistema acadêmico pode ser ofertada com salas no Moodle – sejam elas para cumprimento de parte da carga horária ou para atividades complementares.

Passo a passo: criando uma sala no Moodle a partir do Sistema Acadêmico.

Passo 1 – A Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) ou Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP)  do campus deve fazer a associação do perfil do professor da disciplina para Professor Especialista (v2.7) ao cadastrar a disciplina no Sistema Acadêmico.

Passo 2 – Ao acessar o Sistema Acadêmico, o professor consegue verificar se está configurado corretamente o perfil e em caso positivo, deverá clicar no botão Integrar para criar a sala virtual no Moodle da sua disciplina.

Print screen do sistema acadêmico apresentando o perfil Professor Especialista v2.7

Atenção: Quando ocorre a integração, todos os alunos matriculados na disciplina recebem um e-mail automaticamente com usuário e senha. 

Passo 3 – Após a integração, o professor poderá acessar a sua sala virtual no Moodle de 2 formas:
a) pelo link mostrado no sistema acadêmico (ver imagem acima)
b) pelo site ava.cefor.ifes.edu.br

Passo 4 –  Para fazer login no Moodle o professor deverá utilizar o mesmo login usado no Sistema Acadêmico, porém com a senha-padrão de primeiro acesso: Mud@r123 . Então, será solicitado a criação de uma nova senha, que sugerimos ser a mesma senha utilizada no Sistema Acadêmico.

Passo 5 – Após realizar login no Moodle, o professor já pode editar a sua sala virtual. Mais informações sobre o Moodle acesse o artigo Conheça o Moodle do Ifes.