Qual é o processo para criação de livros digitais (e-books)?

Esta página contem orientações para que o processo de criação de livros digitais seja realizado da melhor maneira possível entre a coordenação de curso e a CGTE do Cefor.

O procedimento geral é o que segue:

  1. Os autores interessados em publicar seus livros obtêm o pacote de modelo de referência disponibilizado pelo Cefor. Este pacote contém: 1 arquivo aberto no formato ODT (LibreOffice Writer), 1 arquivo fechado no formato PDF para visualização do modelo, 1 arquivo EPUB para visualização do modelo em leitores de livros digitais;
  2. Partindo do modelo disponibilizado no arquivo .ODT, os autores produzem o texto já formatando-o de acordo com estilos elaborados e disponíveis no documento – as orientações seguem no próprio documento e também abaixo em Como utilizar os estilos no documento;
  3. Com o documento pronto, o autor nos enviará um e-mail com o assunto “[Livro Digital] <Nome do curso ou assunto do livro> <ano/período>”. Este e-mail deve conter:
    1. Título do livro;
    2. Nome do curso;
    3. Nome dos autores;
    4. Link para o conteúdo editado (O conteúdo e as imagens devem ser enviados através de serviço de envio de arquivos – há uma lista destes serviços abaixo – e apenas seu link para download deve ser informado no corpo do e-mail). Não envie o livro e as imagens como anexos, pois provavelmente o e-mail ficará impedido de chegar à CGTE;
  4. Uma vez na CGTE, será feita uma triagem e daremos encaminhamento do trabalho.

Observações: o endereço de e-mail da CGTE está disponível em Canais de contato da CGTE.

Modelo de Referência

O pacote contendo o modelo de referência é um arquivo “.zip” que contém um arquivo do LibreOffice (formato ODT) e dois arquivos de referência, um em formato PDF e um EPUB. Este arquivo-modelo do LIbreOffice contém os estilos elaborados pela CGTE para a construção do livro digital. Aproximamos o projeto gráfico o máximo possível dos livros que eram impressos através da utilização destes estilos.

É crucial para este ecossistema que o modelo seja editado no LibreOffice. Neste momento, não serão aceitos arquivos formatados no Microsoft Word ou em outro programa de edição. Somente assim podemos garantir prazo de produção e compatibilidade com as ferramentas de produção do ebook em formatos EPUB e MOBI para leitores de livros digitais. O LibreOffice Writer funciona de maneira análoga ao Microsoft Office Word, mas com a vantagem de ser um software livre e distribuído gratuitamente.

Veja aqui Por que utilizamos o LibreOffice para a criação de livros digitais.

Como utilizar os estilos no documento

O documento que será editado para criação do livro digital possui estilos que devem ser aplicados para a formatação correta do conteúdo. Caso o painel de estilos não esteja visível, você pode pressionar, no LibreOffice Writer, a tecla F11 em seu teclado para abrir o painel de estilos.

Prazo de produção

O prazo para recebimento, triagem, ajustes e exportação dos arquivos finais é de 10 dias úteis. Caso haja muitos problemas detectados durante a triagem, como imagens em baixa resolução, por exemplo, este prazo pode estender-se, sempre sendo comunicado ao solicitante.

Serviços de envio de arquivos

A utilização de imagens em boa resolução no documento torna o envio por anexo de e-mail impraticável. Por isso, sugerimos que ao enviar o conteúdo do livro, este envio seja feito através de um serviço de envio de arquivos, como os listados abaixo:

  1. FileSender RNP, para servidores com login e senha da rede Ifes;
  2. Serviços de compartilhamento na nuvem: Google Drive, Dropbox, OneDrive etc, como segunda opção;
  3. Outro serviço de escolha que disponibilize o link para download e que evite o anexo por e-mail.

Dúvidas

As dúvidas podem ser sanadas diretamente com a equipe em um dos Canais de contato da CGTE.