Padrão Visual Campi Ifes para sala virtual na plataforma de Cursos Abertos MOOC

Este artigo ensina como aplicar o padrão visual criado pelo Cefor em um curso ofertado na plataforma de Cursos Abertos MOOC.

Os arquivos para configuração dos cursos ficam armazenados no serviço de nuvem do Google Drive. Ao acessar o link para o padrão visual, você verá que estarão disponibilizados os seguintes arquivos:

Banner de tópico – elemento para inserção do tema de estudo de cada semana ou bloco; e
Banner separador de conteúdo – elemento que pode ou não conter informações textuais. Ele tem a finalidade de organizar os materiais de estudo dentro de cada tópico.

Caso o professor trabalhe com estratégias de gamificação e faça a solicitação para a Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais do Cefor (CGTE), no link recebido ainda poderá conter arquivos de Emblemas. Os Emblemas são elementos utilizados para premiar ações dos alunos. Uma estratégia para motivá-los a alcançar os objetivos do aprendizado.

Então, assim que o professor receber da CGTE o link com o padrão visual de seu curso, poderá copiar os arquivos diretamente para o seu Drive e editá-los lá. Outra possibilidade, é o professor fazer o download dos arquivos (clique com o botão direito sobre eles para realizar o download) e editar as informações em seu computador, em programas como Powerpoint, Impress ou Keynote, por exemplo.

Caso o professor escolha editar o Padrão Visual em sua própria máquina, aconselhamos que, antes de abrir os arquivos, o professor faça o download e instale as fontes usadas em sua configuração. Geralmente, as fontes aplicadas em padrões visuais são gratuitas e podem ser obtidas no site Google Fonts. Caso contrário, solicitamos que peça à equipe da CGTE o envio da fonte aplicada no padrão visual de seu curso.

Com os arquivos Banner de Tópico e Separador de Conteúdo devidamente personalizados, basta salvar as imagens e inseri-las em sua sala virtual. Veja mais informações no vídeo abaixo (vídeo com Libras):

Informações Complementares:

Para realizar o download de uma família tipográfica no site do Google fontes, clique no link Download family (localizado no canto superior direito da tela), salve em sua máquina e instale as fontes em seu computador. Assim, o arquivo não perderá a configuração aplicada.

E, caso o professor não possua uma conta no G-Mail, o Ifes disponibilizou acesso a diversos serviços em nuvem da empresa de tecnologia Google. Após a realização de alguns procedimentos para ativação da conta, a ferramenta Google Drive estará disponível para armazenamento e edição dos arquivos. Saiba mais informações na pergunta: Como ativar contas nas plataformas de serviço em nuvem (G Suite e Office 365)? , localizada na página de Perguntas Frequentes no site do Cefor.