Organizando o local da prova: banco de questões e categorias
SUMÁRIO
1. Entenda o Banco de Questões e as Categorias
2. Aprenda a configurar o Banco de Questões e as Categorias
1. Entenda o Banco de Questões e as Categorias
O recurso de questionário possui dois componentes principais: o corpo do Questionário e o banco de questões. A parte vista pelos alunos é o corpo do questionário após a sua construção. Ele é construído a partir da transferência das questões do banco de questões para o questionário, seja de forma manual ou aleatória.
Então, antes de construir o questionário é necessário construir o banco de questões, sendo que as questões poderão ser usadas em todos os questionários da uma disciplina ou mesmo ser compartilhado com outras disciplinas. Entretanto, antes de incluir as questões no AVA – Moodle é necessário determinar e organizar onde elas ficarão. Para isso, o AVA – Moodle usa o recurso de categoria e subcategoria, como se fossem pastas e subpastas nomeadas e que receberão as questões.
A recomendação é a criação de uma categoria para cada prova ou cada questionário e subcategorias para questões com níveis de dificuldades diferentes, por exemplo. Para cada disciplina, o moodle cria automaticamente uma categoria pai com o nome da disciplina, as demais são criadas de acordo com a necessidade. Então, um exemplo de organização poderia ser:
Nome da disciplina (categoria pai) Prova_1 Nivel_fácil Nível_médio Nível_difícil Prova_2 Nivel_fácil Nível_médio Nível_difícil Prova_substitutiva Nivel_fácil Nível_médio Nível_difícil
2. Aprenda a configurar o Banco de Questões e as Categorias
O vídeo tutorial abaixo, orienta como configurar o Banco de Questões e as categorias.