O que é mapa de atividades? Como preencher?

O mapa de atividades é um instrumento para auxiliar os professores a realizarem as atividades de uma disciplina oferecida a distância. No Cefor o mapa de atividades é o ponto de partida para o planejamento das disciplinas e praticamente todas as atividades a serem realizadas antes de um curso começar estão vinculadas ao mapa.

Por ser um elemento muito importante do planejamento, você deve preencher o mapa de atividades em parceria com o pedagogo e o designer educacional do curso. Isso deve acontecer com um prazo aconselhável de no mínimo 2 meses antes da previsão de início da disciplina. Um prazo maior exige-se quando deseja-se produzir muitos recursos educacionais (animações, vídeos, ilustrações), já que eles demandam mais planejamento e tempo de produção do professor ou para uma equipe que dê suporte no seu campus.

Estrutura do mapa

O mapa possui uma estrutura de tabela com o conteúdo organizado em linhas (item 1) e colunas (item 2 a 12). A seguir conheça o que corresponde cada item.

1. Semana (S): No Cefor os cursos são, de forma geral, estruturados em semanas. Então, o planejamento do que será estudado e as atividades ficam organizados semanalmente. Para cada semana pode haver uma ou mais linhas na tabela. Diante disso, todas as demais colunas (itens) devem ser preenchidas, seguindo a linha da semana.
  2. Tema Principal: é o tema maior que será tratado. Cada semana geralmente é planejada com base em um tema principal.
  3. Subtemas: são as subdivisões dos tema principal que serão abordadas na semana.
  4. Objetivos Específicos: são as intencionalidades de aprendizagem para a semana.
  5. Atividades Online e/ou Presenciais: contempla as atividades que os alunos deverão realizar durante a semana.
  6. Teórica (T): indica se a atividade é teórica.
  7. Prática (P): indica se a atividade é prática.
  8. Recursos do Moodle: são os recursos do Moodle que serão utilizados para cada atividade.
  9. Grau de Dificuldade: é uma sugestão do grau de dedicação que o estudante precisará dispor para realizar a atividade. Ex: Baixo, Médio, Alto.
  10. Nota: nota que será atribuída à atividade.
  11. Porcentagem (%): serve para estimar quanto da carga horária da disciplina será alocada para a realização da tarefa.
  12. Observações (Obs): outras observações sobre a semana, como recursos extras que sejam necessários, alocação de salas, horários de webconferência para a semana, etc.

Como baixar o Mapa de Atividades?

Para fazer o download do documento, basta clicar no link Mapa de Atividades (ODT / 31kb)