Manual do estudante – Arquivo editável

Para facilitar o desenvolvimento do material textual pelo próprio curso, a CGTE produziu um arquivo, pré-formatado e configurado, possibilitando maior autonomia aos cursos.

Seguindo este modelo e aplicando corretamente os estilos pré-definidos, o livro contendo o texto poderá ser disponibilizado em formato PDF. Para que isso ocorra, é imprescindível ter instalado no seu computador a versão 5.3 do LibreOffice. Caso você ainda não possua essa versão, pode baixá-la gratuitamente no site do LibreOffice.

Quando você instalar o LibreOffice, as fontes usadas no projeto serão incluídas automaticamente no seu computador. São elas: Carlito, Sourse San Pro e Caladea.

Baixe o modelo para Manual do Estudante.

No documento modelo, o que está destacado de amarelo é o conteúdo que o curso precisa atualizar e retirar o destaque após a atualização.

Ao inserir o seu texto neste arquivo, automaticamente suas páginas estarão configuradas de acordo com o formato de livro, ou seja, 21 x 15cm. As margens também estarão definidas, assim como a numeração automática da página a partir do sumário, então, não é necessário fazer alterações nestas configurações.

É fundamental que o seu texto inserido esteja formatado de acordo com os estilos de parágrafo, lista, caracteres, tabela e imagem criados pela CGTE. Isso quer dizer que você não terá o trabalho de escolher a formatação do texto, tudo isto está pronto e já definido no documento. O que você precisa saber/aprender é aplicar os estilos corretamente.

Aprenda a fazer isso no artigo Como usar os estilos no LibreOffice?

Estilos de Parágrafos

Para os Estilos de parágrafo, aplique os estilos mencionados abaixo:

CGTE Apresentação da disciplina
CGTE Tabela: Cabeçalho
CGTE Tabela: Texto

Estilos de Caracteres

Caso existam em seu texto palavras com ênfase (Sobrescrito negrito, itálico e/ou Sublinhado), utilize os Estilos de caracteres abaixo:

CGTE Legenda Fonte Itálico
CGTE Legenda Título Itálico
CGTE Parágrafo Itálico
CGTE Parágrafo Negrito
CGTE Parágrafo Negrito e Itálico
CGTE Parágrafo Sobrescrito
CGTE Parágrafo Sublinhado
CGTE Parágrafo Sublinhado Itálico
CGTE Parágrafo Sublinhado Negrito
CGTE Parágrafo Sublinhado Negrito e Itálico
CGTE Iconografia Texto Itálico
CGTE Iconografia Texto Negrito
CGTE Iconografia Texto Negrito e Itálico
CGTE Iconografia Texto Sobrescrito
CGTE Iconografia Texto Sublinhado
CGTE Iconografia Texto Sublinhado e Itálico
CGTE Iconografia Texto Sublinhado Negrito e Itálico
CGTE Título 1 Negrito e Itálico
CGTE Título 1.1 Itálico

Estilo de Lista

Caso existam em seu texto listas com marcadores (pontos, números ou letras), utilize os Estilos de lista abaixo:

CGTE Marcadores •
CGTE Marcadores 1
CGTE Marcadores A

Estilos de Tabela

Caso existam quadros e/ou tabelas, utilize os Estilos de tabela abaixo:

CGTE Tabela Quadro Cabeçalho Horizontal
CGTE Tabela Quadro Cabeçalho Vertical

Você pode criar a tabela já formatada (clicando no Menu Tabela > Inserir tabela > Autoformatar > escolher o estilo pré-definido) ou formatá-la após a criação (Tabela > Autoformatar > escolher o estilo pre-definido).

Estilos de Imagem

Para as imagens, aplique o estilo CGTE Imagens. É importante que as imagens estejam em alta resolução, caso o aluno queira imprimir o PDF.

Estilo de Sumário

O sumário possui estilos próprios e, depois de todos os estilos aplicados no texto, será gerado automaticamente. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre o sumário e escolher Atualizar Índice.

CGTE Sumário Título
CGTE Sumário Títulos dos Artigos

Informações Governamentais e do Ifes

As informações do Governo e do Ifes devem estar atualizadas com a época de publicação do manual. Abaixo estão listadas algumas delas, as demais são de responsabilidade do autor verificar.

Ministro da educação: Mendonça Filho
Reitor do Ifes: Denio Rebello Arantes