Cronograma de prova: Divisões em vários grupos e horários de prova

A prova online é realizada no laboratório de informática do polo de apoio presencial que o aluno está matriculado. Cada polo tem uma quantidade de computadores dentro dos laboratórios e por medida de segurança, durante a realização da prova, é deixado um computador vago entre cada aluno, ou seja, a cada dois computadores um aluno. Por conta disso, o curso deve fazer uma programação de quantidade de alunos nos laboratórios de cada polo e o ajuste com a coordenação do polo dos horários e quantidade de turmas/grupos necessários(as). A orientação é tentar ajustar no mesmo dia e no mesmo horário a prova para todos os polos. Então, se um curso tem polo em Colatina, Linhares e Vitória, no dia X da prova, em cada polo haverá uma turma de alunos fazendo a prova da disciplina de 19h às 20h30, por exemplo.

Como a quantidade de alunos é muito maior que a capacidade de pessoas dentro do laboratório (dois computadores para cada aluno), as provas acontecem em dias diferentes, ficando o aluno comprometido em realizá-la naquele dia da semana.

Por exemplo: O curso acordou com o polo que as provas sempre vão ocorrer na quinta, sexta e sábado. No início do semestre o aluno já recebe um cronograma de provas com a definição dos dias e horários e ele define com o tutor presencial o dia que realizará todas as provas, assim definem-se as turmas/grupos de cada polo.

O planejamento do cronograma de prova é importantíssimo para garantir um bom andamento da mesma. O curso precisa acordar com o polo os dias e horários das provas de todas as disciplinas, e o professor e o design educacional do curso terem ciência desta informação para planejarem a prova online.

Veja abaixo dois exemplos de cronograma de prova. O primeiro é com todos os polos fazendo prova no mesmo dia e horário. O segundo com um polo fazendo prova em horário diferente.

Exemplo 1:

conograma_prova_sem_senha_exemplo_1

Exemplo 2:

conograma_prova_sem_senha_exemplo_2

É importante ficar atento, que para realizar a mesma prova on-line em horários e dias diferentes, é necessário que acha o planejamento da um banco de questões e a configuração dos sorteios automáticos.