Como transmitir reuniões em Webconferência da RNP (MConf) para o Youtube sem usar softwares de terceiros

[Atualizado em 22/05/2020]

Informações sobre alterar o layout para aumentar a webcam da tradução em libras adicionada. Confira no final do artigo.

[Atualizado em 22/06/2020]

Confira a versão em vídeo e com Libras deste tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=KJjX4tZJoX8

 

[Atualizado em 12/01/2021]

Atualizada as informações sobre a interface de inserir a URL e chave de transmissão.

———————————-

É possível transmitir Webconferências do site da RNP diretamente para o youtube utilizando uma opção existente no mesmo. É a mesma ferramenta que transmite reuniões para o próprio site de vídeo da RNP, porém ai invés de se marcar a opção de transmitir para a RNP, se usa a opção RTMP. Assim como a transmissão para o próprio site da RNP, não será transmitido o chat, se desejar a transmissão do chat deverá ser feita a transmissão da captura de tela e este procedimento não será mostrado neste tutorial). Para acessar essa opção você deve ser o host da reunião ou ter permissão de apresentação, assim aparecerá uma opção na tela da reunião com um sinal de + como mostrado na tela a seguir:

01

Botão com sinal de +(mais) para abrir o menu de opções

 

02

Opção Transmitir sessão do menu selecionada

Ao se clicar neste botão irá aparecer um menu com várias opções, você deverá então clicar na opção “transmitir sessão”. Em seguida irá aparecer uma janela com 3 opções, a primeira é transmitir para a RNP, a segunda, para se usar a opção RTMP(que é a que será mostrada neste tutorial) e a terceira opção, que é um botão de seleção, é a opção de enviar novos participantes para a transmissão(não é uma opção intuitiva, pois deixando tal opção ligada, nenhum novo participante conseguirá entrar na sala antes de se iniciar a transmissão, por isso para este tutorial recomendamos que tal opção esteja desligada). Devemos então selecionar a opção RTMP, como na tela a seguir:

03

Janela com opções para se transmitir para o site de videos da RNP ou para outro site que aceite o protocolo RTMP(Como o Youtube)

 

Selecionando a opção RTMP, nos é apresentada uma nova janela solicitando a URL de transmissão e a chave de transmissão. O Youtube(e outros sites que usam o protocolo RTMP/RTMPS) nos fornecem a URL de transmissão e uma chave privada para identificar a transmissão do usuário. Com isso vamos fazer o seguinte, colocar a URL do Youtube, juntamente com a chave de transmissão(Alguns serviços fornecem uma chave de transmissão única, por isso é importante que tal chave não seja passada a terceiros pois eles podem transmitir no seu canal sem sua autorização, os endereços mostrados no tutorial serão apenas exemplos), ficando mais ou menos assim: rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2/chave-da-transmissão

Janela para inserir a URL e a chave de transmissão

Janela para inserir a URL e a chave de transmissão

05

Janela de Transmissão ao Vivo do Youtube selecionada, mostrando a URL de transmissão e a Chave de Transmissão(Chave fictícia) selecionadas

 

 

Em seguida clique no botão de iniciar transmissão:

Após preencher os campos com os endereços da URL e a chave de transmissão, clique em iniciar para transmitir

Após preencher os campos com os endereços da URL e a chave de transmissão, clique em iniciar para transmitir

 

 

 

Irá aparecer uma tela mostrando que está conectando:

08

Tela de conexão, mostrando que está conectando

 

 

E sem seguida você poderá selecionar o botão fechar para fechar essa janela, em seguida lembre-se de ir para o painel do youtube checar se o vídeo está chegando corretamente e se sim marcar a opção para iniciar a transmissão:

09

Após conectar irá ser apresentada a tela a seguir, devendo ser fechada para iniciar a interação durante a reunião.

 

12

Na imagem é mostrada a tela de transmissão ao vivo do youtube. Podemos ver que se o sinal está sendo recebido corretamente. Se estiver tudo correto, é só ir clicar na opção Transmitir ao Vivo para começar(Ao iniciar transmissão, este botão se chamara Encerrar transmissão, e você poderá clicar nele para encerrar a transmissão ou a transmissão será encerrada automaticamente caso não receba vídeo durante algum tempo, caso você encerre pela webconferência mas não encerre no site do youtube)

Após iniciar a transmissão já pode-se começar a interagir normalmente. Lembrando que assim como a transmissão para o próprio site da RNP, não será transmitido o chat público, apenas a janela principal e o áudio.
Caso queira alterar o layout padrão, confira o tutorial da função propagar layout no final deste artigo.

Dica: Caso sua transmissão não inicie imediatamente pode ser interessante colocar um slide indicando que a transmissão começará em breve.

Quando desejar encerrar a transmissão, deverá ir novamente no botão com sinal de + , selecionar a opção transmitir sessão, e clicar no botão encerrar como nas telas a seguir:

 

01

Botão com sinal de +(mais) para abrir o menu de opções

 

02

Opção Transmitir sessão do menu selecionada

11

Nesta tela deve-se clicar na opção Encerrar para encerrar a transmissão de vídeo. Lembrando que é recomendável que a transmissão seja encerrada também na página de transmissão do Youtube, mas caso não seja, a transmissão irá ser encerrada automaticamente em alguns minutos sem receber vídeo.

 

 

[Edit 22/05/2020]
Nas reuniões que utilizam a janela de libras, precisamos que elas fiquem com um tamanho em destaque, junto da apresentação, o que não é contemplado pelo layout padrão. Felizmente foi implementada pela RNP uma função de propagar layout, para que o layout do apresentador seja propagado para os participantes e funciona inclusive para tela de transmissão ao vivo. Segue um vídeo de como usar a função:

Com isso pode-se aumentar o tamanho da janela da webcam e deixa-la proporcional a janela da apresentação.