Como preencher o Formulário de Pedido de Produção de Animação

Esse tutorial ajudará você a compreender a lógica do planejamento para a criação de uma animação. Vamos apresentar passo a passo sobre como preencher o formulário a ser enviado para a equipe responsável pela produção desse recurso para sua disciplina ou atividade.

A animação é uma forma dinâmica de contar uma história, de passar uma experiência visual para outra pessoa, ela pode ser usada para apresentações dinâmicas de conteúdos, criação de objetos de aprendizagem, recursos interativos, etc.

O processo de criação de uma animação é uma tarefa que envolve diferentes etapas: criação do roteiro, elaboração dos textos, definição de personagens, planejamento das cenas e propriamente a construção da animação. Logo, é importante que seja explicado detalhadamente qual o produto final que se espera. Contudo, esta não é uma tarefa muito simples, então, caso ainda apresente alguma dificuldade durante o preenchimento do formulário, você poderá pedir auxílio ao Designer Educacional de seu curso.

Na primeira parte do formulário, os campos a serem preenchidos estão relacionados ao curso para qual será utilizada a animação. Caso não seja para um curso em específico, preencha os campos com as informações sobre qual será o destino da animação.

CURSOdisciplinaMODULOanimacaoN

Curso: Nome do curso ou evento

Designer Instrucional: Nome do Designer Instrucional do curso ou que auxiliou no planejamento da animação

Disciplina: Nome da disciplina

Data início da disciplina: Também pode ser a data do início de um evento

Professor: Nome da pessoa solicitante

Os próximos campos serão preenchidos da seguinte maneira:

CURSOdisciplinaMODULOanimacaoN

Objetivo pedagógico: insira aqui o objetivo que se deseja obter com a animação. Tente responder as seguintes perguntes: O que se pretende alcançar com a animação? Ou, o que deseja mostrar com a animação?

Título do Roteiro: nome ou título que terá a animação

Enredo: aqui você vai narrar brevemente a história a ser apresentada. Uma Sinopse. Caso o conteúdo a ser animado não seja uma história, descreva a sequência de ações que acontecerão ao longo da animação.

Personagens (humanas e/ou não-humanas): Esse espaço é destinado à descrição dos personagens mais importantes da história. Caso não sejam personagens humanos, descreva os objetos ou elementos que vão compor as cenas.

Nome: Em cada espaço, insira o nome de cada personagem.

Descrição Física: descreva as características físicas de cada personagem:

Função na Animação: defina qual função o personagem vai exercer durante a animação.

Ex: Será o narrador. Será um professor. Será o aluno principal. Será o irmão, amigo, tio, pai, mãe, primo(a) do personagem principal. Anda de skate. Toca algum instrumento. Etc

Gráfico simplificado de navegação: Esse campo será utilizado para o planejamento da navegação entre as cenas. A elaboração desse gráfico auxilia na definição do caminho a ser percorrido pelo usuário.

Para esclarecer um pouco mais, vamos entender que, a animação poderá ter uma estrutura de navegação linear. Essa estrutura de navegação também pode ser classificada como “cronológica”, quando a animação conta uma história por meio de cenas sequenciais que devem ser obedecidas.

Estrutura linear

Outra forma de estrutura seria a não linear ou linear com alternativa. Nesse caso, a animação apresenta diferentes caminhos para se navegar linearmente e esses caminhos podem ser interligados em algum momento. O usuário tem disponível uma tela ou cena com diferentes alternativas e cada uma delas leva para uma tela ou caminho diferente. Ao fazer uma escolha de caminho a percorrer, o usuário terá acesso a determinado conteúdo. Estes caminhos podem se encontrar em um determinado momento ou o usuário ainda pode voltar para a tela inicial.

Estrutura não linear

Quantidade de cenas previstas: número de cenas planejadas para a animação

 

Nos quadros seguintes será detalhada cada uma das cenas, com a descrição das ações, falas e textos a serem apresentados, ambientes e personagens. Esse processo chama-se Storyboar. Então, copie e cole o quadro para cada nova cena a ser planejada. Caso queira saber mais sobre como produzir um storyboard, acesse esse link.

CURSOdisciplinaMODULOanimacaoN

Título da cena: dê um nome que caracterize esta cena. Exemplo: Abertura, Cena da sala de aula 1, Cena no corredor 3, Cena do elevador, Tela com botões de acesso, etc

Tela #: aqui entra o número da tela ou cena na animação

Texto: escreva nesse espaço os textos que serão visualizados na tela ou narrados e de que forma serão apresentados: botões, caixa de texto, narração/locução, etc

Imagem: este campo é destinado para um desenho esquemático ou inserção de uma imagem que represente a ação. Se possível, contendo o ambiente, os personagens, objetos ou elementos que compõem a cena.

Explicação sobre a ação: neste campo serão descritas as ações que acontecem dentro da cena.

Exemplos:

Em sala de aula.

Professora está a frente da sala com 20 alunos.

Os alunos estão sentados e acontece isto e aquilo…


A personagem Camila está sentada num banco de praça

Camila faz isso e aquilo. Em seguida, aparece assim e some assim da tela.


Nesta cena terá 7 botões com os seguintes títulos/nomes…

Ao clicar no botão Sala de Aula acontece isso e aquilo…

Ao acionar o comando Quadro Branco vai para tal cena…


 

Veja um exemplo de storyboard:

Storyboard

Veja o resultado do exemplo de storyboard citado acima: