Como configurar um Fórum com acesso apenas para Coordenadores e Alunos no Moodle 1.9

Neste tutorial vamos mostrar como criar um grupo, atribui-lo em um agrupamento, e configurar o fórum para ficar restrito apenas aos membros do agrupamento:

 

  1. Primeiramente vá até ao bloco de administração(ou caixa adesiva, como preferir), e clique em Grupos:tut01
  2. Em seguida irá ser mostrada a tela dos grupos, todos os grupos da sala serão listados ali. Vamos criar um grupo novo, para isto clique em Criar grupo:tut02
  3. Na tela de criação do grupo precisamos colocar um nome para o grupo, como vamos usar este grupo apenas para o fórum de coordenação e alunos escolha um nome que os alunos não vão selecionar sem saber o que é(pois os grupos ficarão selecionáveis em todas as atividades da sala e a ordenação é feita por ordem alfabética, e se um aluno selecionar o grupo da coordenação em um fórum de dúvidas por exemplo os tutores não irão ver pois eles não estão no mesmo grupo, por isso muito cuidado ao colocar o nome). No nosso exemplo colocamos um nome começando com a letra Z para que o grupo seja mostrado sempre depois dos grupos dos polos e o restante do nome um aviso para que o aluno não selecione o grupo por engano, ficando assim: ZNãoSelecioneEsteGrupoParaPostar_Fórum de Interação. Depois de colocar o nome é possível colocar uma descrição para o grupo, mas é opcional, ao terminar clique em salvar mudanças:tut03
  4. Depois de criado o grupo ele irá aparecer na tela de grupos, vamos agora inserir os participantes, para isto clique em cima do grupo que criamos para seleciona-lo e em seguida clique no botão de adicionar/remover usuários:tut04
  5. Na tela de adicionar/remover usuários selecione os participantes que deseja na tela da direita e clique no botão acrescentar, ao clicar eles irão para a tela da esquerda, significando que estão no grupo. Ao terminar clique em voltar aos grupos:tut05
  6. Agora vamos configurar o agrupamento, de dentro da tela de grupos tem uma guia chamada agrupamentos(como marcado de vermelho na imagem abaixo), clique nessa guia e você será direcionado a tela de agrupamentos:tut06
  7. Na tela de agrupamentos será listado todos os agrupamentos e os grupos que estão contidos nele, como no nosso caso não há nenhum grupo vamos então criar um, para isto clique em criar agrupamento:tut07
  8. Na tela de criar agrupamento é preciso colocarmos um nome, porém não é preciso ser tão restritivo como ao criar o nome dos grupos, coloque o nome que desejar. No nosso caso colocamos o nome do recurso em que o agrupamento será utilizado. Ao terminar clique em salvar mudanças:tut08
  9. Após salvar as mudanças você será levado novamente a tela de Agrupamentos, e agora irá aparecer o agrupamento que criamos, porém ele ainda não contém nenhum grupo. Vamos então atribuir um grupo ao nosso novo agrupamento, para isto clique no ultimo botão dentro do campo modificar referente ao agrupamento(como mostrado na imagem abaixo):tut09
  10. Você será levado a tela de adicionar e remover grupos, os grupos existentes estão na tela da direita e os grupos que estão no agrupamento estão na tela da esquerda, como não há nenhum grupo em nosso agrupamento ainda a tela da esquerda está vazia. Vamos inserir nosso grupo ao agrupamento, para isto selecione ele na tela da direita e clique em acrescentar, ele irá aparecer na tela da esquerda:tut10
  11. Na tela abaixo o grupo está foi acrescentado ao agrupamento, clique em voltar aos agrupamentos para continuar:tut11
  12. Novamente na tela de agrupamentos agora é possível notar que o agrupamento que criamos tem um grupo associado a ele, então está configurado do jeito que queremos. Vamos agora configurar a atividade para que fique restrita apenas aos participantes deste agrupamento. Vamos voltar a visão principal da sala clicando no link dela como na imagem abaixo:tut12
  13. Na tela principal da sala clique no recurso que vamos configurar, no caso o Fórum de interação entre Alunos e Coordenador de Curso, como na imagem:tut13
  14. No recurso clique no botão atualizar fórum:tut14
  15. Dentro das configurações do fórum, vá na ultima seção, chamada de Configuração de módulos comuns, e nela selecione o agrupamento que criamos, e marque a opção “apenas para membros do grupo”, em seguida clique no botão Salvar e voltar ao curso, para que as modificações sejam salvas:tut15
  16. Terminou!! Seu fórum agora está acessível apenas para os participantes do grupo que criamos, os usuários que não está participando não irão ver(Exceto os usuários com permissão de edição, como a equipe da CGTE, CGTI, e equipe de coordenação)