Chat: conheça suas pontencialidades

O chat tem como premissa o diálogo simultâneo entre as pessoas. Ele favorece o desenvolvimento de atividades que possuem como objetivo o diálogo, possibilitando, segundo Almeida (2006), a reconstrução de conceitos e a incorporação de ideias do outro às suas próprias.

As discussões realizadas via chat se assemelham ao ambiente presencial, em que o aluno faz indagações, esclarece suas dúvidas e compartilha ideias com a toda a turma. O recurso pode contribuir para uma maior aproximação do aluno com o professor/tutor na EaD, além de beneficiar a socialização da construção do conhecimento e estimular a relação entre os demais participantes.

Compreender esse potencial e as características do chat é fundamental para que o professor e o tutor possam usá-lo para favorecer a construção de um ambiente de aprendizagem socializador.

Por ser um momento síncrono, o planejamento do recurso exige alguns cuidados por parte do professor e do tutor. É preciso pensar no que será exigido antes, durante e depois do uso da ferramenta:

 

Referências:

ALMEIDA, M. E. B. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (Org). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006, 210 p. p. 203-218.